Como minha empresa pode aderir ao simples nacional?

Felipo Bellini 27/09/2021 Economia

Uma empresa realiza muitos investimentos, tanto de tempo quanto de dinheiro, para poder manter-se ativa. A hora de calcular a tributação é um processo tão importante quanto todos os outros. Para facilitar a vida do empresário, foi criado o Simples Nacional, que se traduz em um único documento de arrecadação de impostos.

Assim, é possível contar até 8 tipos de impostos diferentes em uma só guia de recolhimento, chamada de DAS – Documento de Arrecadação simples.

Como minha empresa pode aderir ao simples nacional

Fonte/Reprodução: Original

A seguir, você verá se sua empresa se adequa aos requisitos para entrar no Simples Nacional, e como fazer.

Minha empresa se adequa ao Simples Nacional?

O maior requerimento a ser analisado é o tamanho do empreendimento. Se a sua empresa for uma MEI ou uma EPP, você se encaixa no Simples Nacional. Porém, algumas premissas devem ser seguidas.

  • Não ter pessoas físicas que tem mais de 4,8 milhões de receita como sócias
  • Não ter pessoas jurídicas como sócias
  • Não ter parte nos rendimentos de outra empresa que não seja a própria
  • Não fazer parte de instituições financeiras
  • Não ter débitos com relação a própria empresa
  • Não ter filiais de sua empresa, tanto dentro quanto fora do país

Se a sua empresa obedece a essas normas, você pode aderir ao Simples.

Estou adequado: como entrar para o Simples Nacional?

Você pode fazer pelo site, no momento em que iniciar a empresa ou no começo de cada ano-exercício. Apesar de tudo ser feito por via digital, é prudente contar com a ajuda de um contador para realizar seu cadastro e o exercício neste serviço. 

Estou no Simples Nacional: o que fazer a seguir?

Agora, é apenas uma questão de manter-se atualizado quanto ao seu cadastro. Comece entrando no site da Receita Federal. A seguir, preencha o campo da situação de sua empresa com o CNPJ. Uma das informações apresentadas tem relação com o SN.

O Simples Nacional facilita a vida dos microempreendedores, portanto veja se a sua empresa se encaixa nessa categoria e opte por esta forma de tributação.

Outros artigos

Novas regras do consórcios – 2009

06/02/2009

Novas regras do consórcios – 2009

As novas regras dos consórcios entraram em vigor nesta sexta-feira, 6 de fevereiro. A nova legislação dos consórcios permiteo financiamento de serciços médicos, prót...

Consulta Objeto nos Correios

02/03/2010

Consulta Objeto nos Correios

Consulta Objeto nos Correios: As compras pela Internet são frequentes atualmente, principalmente pelo crescimento das lojas virtuais que vendem de tudo, acessórios p...