Comida congelada: modo certo de conservar

Fazer o congelamento de alimentos é uma boa prática para conservar a comida e economizar tempo, principalmente com pratos que demoram mais a serem…

Por Editorial MDT em 28/02/2013

Fazer o congelamento de alimentos é uma boa prática para conservar a comida e economizar tempo, principalmente com pratos que demoram mais a serem preparados como o feijão, por exemplo. Isso também é uma opção para aproveitar as promoções do supermercado e estocar carnes e outros produtos alimentícios no congelador. Mas para que o processo seja bem feito existe um modo certo de conservar a comida congelada.

As vasilhas de plástico são boas para conservar o alimento (Foto: divulgação)

Comida congelada: modo certo de conservar

Para conservar corretamente os alimentos no congelador é preciso tomar algumas precauções. Se for um prato pronto é preciso usar menos tempero, uma vez que ao congelar o alimento terá seu sabor ressaltado. Use, de preferência, vasilhas de plástico para congelar os alimentos. Elas são mais apropriadas por serem higienizadas mais facilmente e serem mais resistentes que peças de vidro que podem quebrar.

Os vegetais devem ser lavados antes do congelamento (Foto: divulgação)

Se você quiser congelar em bandejas ou nas embalagens plásticas do mercado, observe primeiro se não há nenhum furo e guarde por até duas semanas no congelador. Para um tempo maior, recorra ao filme plástico e cole com fita selante específica para o congelador. As sacolas plásticas comuns não devem ser usadas porque não são impermeáveis, o mesmo vale para os sacos para guardar lanches. Outra sugestão para conservar melhor os alimentos no congelador é embalá-los a vácuo em recipientes que não deixam o ar do congelador entrar, e permitem retirar o produto mais facilmente depois de descongelado.

Se precisar descongelar algum alimento, não volte ao freezer (Foto: divulgação)

Melhor modo de conservar os alimentos congelados

Existem alguns cuidados a serem tomados com a comida congelada, se for congelar vegetais, por exemplo, eles devem ser limpos antes do procedimento, que precisa ser feito com rapidez depois da compra para que não se percam nutrientes. No caso de frutas, é preciso colocá-las descascadas no congelador e sem caroços (o que deve ser feito somente um pouco antes de congelá-las).

O modo certo de conservar comida congelada se for carne, por exemplo, é embalá-la sem tempero, sem lavar (retire somente sobras de gordura e ossos) e sem dobras. É preciso também congelar em potes que permitam descongelar apenas o que for usar. Quando for descongelar algum alimento, passe-o para a geladeira e aguarde cinco horas ou use o micro-ondas em potência mínima. Mas lembre-se de não congelar novamente alimentos já congelados, exceto se for carne usada no preparo de algum prato.

Veja mais: Dicas para conservar alimentos corretamente

Saiba a forma certa de guardar alimentos na geladeira

Top