Materiais para revestir piscinas

Na hora de construir uma piscina em casa, as pessoas costumam ficar em dúvida sobre qual material escolher para o revestimento. Existem muitas opções…

Por Isabella Moretti em 29/01/2013

Na hora de construir uma piscina em casa, as pessoas costumam ficar em dúvida sobre qual material escolher para o revestimento. Existem muitas opções no mercado, que satisfazem todas as preferências e orçamentos, mas é importante investir em um tipo de acabamento que ofereça resistência, durabilidade e segurança.

Os materiais usados para revestir a borda e o interior da piscina precisam ser resistentes e duradouros.(Foto:Divulgação)

Saiba mais: Revestimento para a piscina: como escolher

Revestimento da borda da piscina

Alguns fatores precisam ser considerados para definir o acabamento. Se o objetivo for revestir a borda, o projeto deve trabalhar com um material resistente e atérmico, ou seja, que não esquente muito, mesmo com a grande exposição ao sol. Para evitar acidentes e desconforto, a borda da piscina não pode ser revestida com um material escorregadio, mas sim por algo antiderrapante.

Veja a seguir alguns materiais que podem ser usados no revestimento da borda da piscina e informações sobre cada um deles:

Cimentícios atérmicos
Os cimentícios atérmicos são produtos formulados a base de cimento. Eles não concentram tanto calor como o cimento comum e são antiderrapantes. Apesar de estar a pouco tempo no mercado, este tipo de material já pode ser encontrado em diferentes cores e dimensões.

Deck de madeira
O deck de madeira é uma solução moderna e charmosa para revestir a borda da piscina. Este material deve ser fabricado com madeira apropriada, como ipê ou cumaru, caso contrário ele corre o risco de apodrecer em contato com a água.

Pedras naturais revestem a borda da piscina. (Foto:Divulgação)

Pedras naturais
Antiderrapantes, resistentes e bonitas, as pedras naturais são muito utilizadas na construção de piscinas, principalmente a mineira e a são thomé.

Cerâmica e porcelanato
Hoje já é possível encontrar cerâmicas e porcelanatos com alta tecnologia e capazes de revestir a borda da piscina. Os materiais são resistentes à umidade e à luz do sol, além do que também não desbotam.

Revestimento do interior da piscina

O revestimento aplicado no interior da piscina deve ser higiênico e esteticamente bonito. Veja a seguir algumas sugestões de materiais:

Azulejo
Considerado o tipo de material mais usado para revestir piscinas, o azulejo tem a vantagem de ser barato e resistente às áreas molhadas. Antes de escolher um modelo, é importante pensar no aspecto desejado para a água.

Cerâmica específica
Algumas empresas, especializadas em revestimento, desenvolveram linhas de produtos para revestir piscina com peças de cerâmica. O material apresenta resistência aos raios solares e à ação de produtos químicos usados na manutenção.

As pastilhas de vidro podem revestir o interior da piscina. (Foto:Divulgação)

Pastilhas de vidro
A pastilha de vidro é uma opção moderna para revestir o interior da piscina. Ela pode até encarecer os gastos com a construção, porém assegura um resultado final mais bonito.

Acabamentos vinílicos
O vinil pode ser aplicado sobre o concreto, garantindo uma camada impermeabilizante sobre a superfície. O material tem baixo custo, fácil manutenção e acelera o tempo da obra.

Pedras
Algumas pessoas resolvem construir uma piscina diferenciada, por isso optam pelo revestimento com pedras. As mais indicadas são as vulcânicas, que preservam a água com tonalidade azulada ou esverdeada.

Veja também: Pastilhas de vidro: vantagens e desvantagens

Top