Saiba a forma certa de guardar alimentos na geladeira

É preciso ter em mente que, comprar alimentos nas condições ideais e não armazená-los em casa adequadamente, de nada vale o esforço da observação. Entenda como fazer!

Geralmente, quando você escolhe um local para um almoço ou jantar você observa as condições de higiene do estabelecimento. Quando vai comprar seus alimentos, você observa se os produtos estão nas condições adequadas, se estão bem armazenados e se os alimentos perecíveis, por exemplo, estão refrigerados da melhor maneira possível. Isso tudo é absolutamente normal e necessário, serve como uma garantia de saúde para sua família. Mas, e na sua casa, como você acondiciona os alimentos dentro da sua geladeira?

É preciso ter em mente que, comprar alimentos nas condições ideais e não armazená-los em casa adequadamente, de nada vale o esforço da observação. Para você entender melhor, vamos explicar qual a forma certa de guardar os alimentos na sua geladeira. Entenda!

Organização que reflete na saúde

Para organizar corretamente sua geladeira existe critério. Deve haver a preocupação com a temperatura e com o tempo que os alimentos ficarão guardados.

A organização é simples. Veja:

Gaveta superior: Carnes e frios devem ficar armazenados ali porque é onde a temperatura é mais baixa e a conservação é maior para alimentos  que são mais fáceis de estragar. Frango deve ficar na geladeira por, no máximo, dois dias (sem congelar); frutos do mar, um dia e os frios em geral três dias.

Primeira prateleira: Sobras de comida em recipientes com tampa, iogurtes, manteiga e ovos (lavados para evitar contaminação de salmonela pela casca) devem ficar nessa parte da geladeira. As sobras devem ficar ali por até dois dias; iogurte aberto, por um dia e os ovos, de quinze a trinta dias.

Segunda e terceira prateleiras: Leite, doces e enlatados. O leite, depois de aberto, deve ser consumido em até dois dias, pois absorve o cheio de outros alimentos; doces por três dias e os enlatados como ervilha ou milho verde deve ser retirado da lata para evitar contaminação, coloque-os num recipiente com tampa e utilize em até três dias.

Leia Também:  Tratamento para Cleptomania

Gaveta inferior: Legumes e frutas de um lado e de outro as verduras e temperos. Tudo deve ser acondicionado em sacos plásticos limpos e secos para que nenhum microorganismo se prolifere. Os temperos como salsinha e cebolinha tendem a escurecer por conta da baixa temperatura. Para que durem mais, coloque-os em sacos de papel.

Porta da geladeira: Molhos, refrigerantes, água e vinagre. Molhos como katchup e mostarda podem durar até trinta dias; refrigerantes abertos, até quatro dias e vinagre, seis meses.

Tudo deve ficar no devido lugar para que a funcionalidade da geladeira realmente seja útil. O ar frio precisa circular por dentro da mesma de forma igual.

Top