Comida congelada: duração dos alimentos

Você gosta de cozinhar, mas na correria do dia a dia não tem tempo para preparar os pratos que gosta? Congelar alimentos pode ser…

Você gosta de cozinhar, mas na correria do dia a dia não tem tempo para preparar os pratos que gosta? Congelar alimentos pode ser uma boa alternativa para quem vive na correria e gosta de consumir comida caseira. Esse expediente também pode ser uma solução para conservar carnes e outros alimentos que você comprou a mais e não quer fazer tudo de uma vez, ou para aproveitar que o preço de algum ingrediente perecível baixou.

Acondicione corretamente os alimentos antes de congelá-los (Foto: divulgação)

Mas, não basta colocar o alimento no congelador e se esquecer dele. É preciso acondicioná-lo bem em um pote ou em um saco plástico e colocar uma etiqueta com o nome e a data em que foi congelado. Depois disso, é só se atentar a data limite em que o produto pode ficar no congelador. Para ajudar, veja qual a duração dos alimentos congelados.

Duração dos alimentos no congelador

Para que seja completa a duração dos alimentos no congelador é preciso seguir algumas dicas; não colocar outros ingredientes quentes no mesmo espaço para não alterar a temperatura dos alimentos e nem encostar o recipiente em que estão os alimentos frescos nas vasilhas que contém os congelados, pelo mesmo motivo.

A pizza pronta pode ficar até um mês no congelador (Foto: divulgação)

Quanto tempo dura a comida congelada

As receitas que vão ser congeladas precisam ser preparadas com uma quantidade menor de tempero e de sal, isso deve ser feito para que o sabor não fique muito forte depois do congelamento. Essa regra vale, por exemplo, para o feijão que dura até três meses no congelador, fatias de carne e aves em pedaços (um mês), ensopados com carne de porco (dois meses) ou sem carne de porco (três meses), para carne e ave assada (dois meses), além de receitas preparadas à base de vegetais (três meses). A duração da comida congelada aumenta se o ingrediente estiver cru: carne bovina sem gordura chega a durar até um ano (com gordura apenas dois meses), o frango também chega a um ano, carne de porco fresca (seis meses) e frutas e vegetais de oito meses a um ano.

Com o congelamento você pode estocar carne para outros períodos (Foto: divulgação)

Lista com a duração máxima dos alimentos no congelador

Bacon 2 meses
Aves 3 meses
Linguiça e salsicha 2 meses
Hambúrguer 3 meses
Presunto e tender 4 meses
Receitas com carne moída 2 meses
Receitas com frios 1 mês
Peixe gordo 3 meses
Peixe magro 6 meses
Miúdos de frango 2 meses
Lula, camarão, lagosta, marisco, mexilhão e filé de peixe em posta 3 meses
Carne moída 3 meses
Pizza pronta 1 mês
Recheios 1 mês
Salgadinhos 3 meses
Molhos de tomate e caldos 6 meses
Sopas 4 meses
Molho branco 6 meses
Manteiga 6 meses
Pães 4 meses
Leite 4 meses
Rocambole 4 meses
Suspiros 4 meses
Pavês 4 meses
Geleias e compotas 6 meses
Mousses 3 meses
Docinhos de festa 4 meses
Leia Também:  Coleção Coca-Cola Clothing inverno 2013

Confira também: Dicas de Como Congelar Alimentos 

Dicas para Armazenamento de Comida


Top