Remédios naturais contra azia – quais são

Após comer um prato enorme de comida, é comum sentir uma queimação incômoda no estômago mais conhecida como azia. Isso acontece tanto pela hiperacidez,…

Por Editorial MDT em 09/02/2012

A azia é um grande incômodo para várias pessoas. (Foto: Divulgação)

Após comer um prato enorme de comida, é comum sentir uma queimação incômoda no estômago mais conhecida como azia. Isso acontece tanto pela hiperacidez, que é o excesso de suco gástrico, ou pela hipoacidez, que é pouco suco no processo digestivo. Além de ser consequência de grandes comilanças, a azia pode ser provocada também pela ingestão de bebidas alcoólicas, pela mastigação insuficiente, por alimentos muito quentes ou muito gelados, por condimentos picantes ou por alimentos gordurosos e industrializados. Se você sofre desse mal, saiba quais são os remédios naturais contra a azia.

A alface é um ótimo vegetal contra a azia. Para tanto, faça um suco com as suas folhas e com o seu talo, ingerindo sempre uma xícara dele meia hora antes de cada refeição. Do mesmo modo, a batata age contra a azia. Faça um suco ralando batatas cruas e espremendo-as em um pano fino. Beba uma xícara desse suco antes de cada refeição ou quando sentir o estômago queimar.

O suco de alface é ótimo para a azia. (Foto: Divulgação)

Por outro lado, temos algumas frutas que são excelentes no combate à azia. São elas: o caqui, a maçã, o mamão, o melão e a melancia. Para que façam efeito, alimente-se delas duas vezes por semana.

Além dos vegetais e das frutas, as ervas também são muito utilizadas contra a azia. A erva doce é uma delas. Por isso, faça um chá usando as suas sementes e folhas, sendo na proporção de 15 gramas para 1 litrode água. Beba 3 xícaras por dia, adoçandas com mel.

Combata a azia com chá de erva doce. (Foto: Divulgação)

Para fazer o chá de ervas cidreiras para combater a azia, mergulhe 20 gramas da planta em 1 litro de água fervente. 3 xícaras por dia adoçadas com mel são o suficiente para acalmar o seu estômago. Do mesmo modo, você pode preparar o chá de hortelã e o de poejo, que são ótimos contra a azia.

Além de ingerir esses alimentos, evite os que provocam a azia. São eles as bebidas que contém cafeína, o chocolate, a gordura e o álcool. No entanto, não é preciso ficar livre deles para sempre, mas diminuir a sua proporção no seu cardápio.

De forma natural, é possível acabar com a queimação no estômago. Para tanto, saiba como se alimentar para não sentir azia, enchendo o seu prato com os alimentos acima citados e diminuindo as porções dos que fazem mal para o seu estômago. Assim, você viverá sem esse terrível incômodo e com muito mais saúde.

 

 

 

Top