Combine Móveis Novos Com Antigos Sem Perder a Harmonia

Os móveis antigos costumam ser usados na decoração, favorecendo a montagem de uma atmosfera nostálgica e aconchegante. É possível trabalhar apenas com as antiguidades…

Os móveis antigos costumam ser usados na decoração, favorecendo a montagem de uma atmosfera nostálgica e aconchegante. É possível trabalhar apenas com as antiguidades para compor um ambiente ou mesmo promover a mistura de estilos, combinando a mobília antiga aos móveis mais atuais.

Para conseguir os melhores resultados é fundamental saber como explorar o bom gosto e agir com criatividade na elaboração de um projeto. Não dá para se limitar a alguns padrões que existem no âmbito de decoração, o que obriga de certa forma buscar novidades.

Em primeiro lugar o responsável pela decoração com móveis antigos e novos precisa conhecer o espaço. Levantar algumas informações sobre medidas e buscar as melhores soluções para o cômodo em questão. Essa prévia ajuda a ter boas idéias na hora de decorar e facilita a compra de móveis.

Combinação entre móveis antigos e novos

Incorporar uma mobília antiga na decoração não é tarefa tão simples, afinal, primeiro é preciso entender como cada peça vai funcionar e excluir o desnecessário. Os móveis de outras épocas podem decorar com muito estilo e autenticidade, em especial quando passam por restauração sem afetar os traços antigos.

O desafio de decorar se torna ainda maior quando as antiguidades precisam funcionar num determinado espaço junto com os móveis modernos. Há certa relutância para misturar estilos devido ao medo da desarmonia, mas é possível fazer combinações arrojadas, charmosas e funcionais.

Os móveis modernos possuem design inovador e procuram demonstrar o trabalho com novos materiais. Os traços mais arrojados, a busca pelo efeito sob medida e a perfil funcional são pontos característicos das mobílias novas encontradas nas lojas. As peças correspondem ao que há de mais modernas e são influenciadas pelas tendências.

Leia Também:  SPFW Outono/Inverno 2012: 21/01

Quando a combinação é feita de forma equilibrada, é possível obter um ambiente retrô-moderno perfeito. No entanto, o trabalho requer um cuidado com o ajuste das cores, traços, estampas, tamanhos entre outros elementos. Além dos móveis serem decisivos para o perfil da decoração, eles não atuam sozinhos, dependem dos acessórios para ficar bem engajado.

Veja a seguir algumas idéias para decorar com móveis antigos e novos:

Resgatando a mobília da vovó: a penteadeira é uma peça que ficou esquecida na decoração, mas que em algumas composições acaba sendo retomada. Para dar um efeito retrô na mobília, vale à pena reformar o móvel com personalidade e acrescentá-lo no quarto. É uma aposta elegante e diferente para quem quer ser nostálgico.

Compatibilidade do novo com o velho: sim, eles podem dividir o mesmo espaço, mas todo cuidado é pouco. Os traços não podem entrar em contradição, muito menos as cores. O efeito planejado é uma forte busca dos móveis atuais, enquanto as antiguidades são mais rebuscadas e aleatórias. Reforce o estilo que vai se sobressair com os acessórios.

Ao mesclar idéias na decoração é possível fugir do óbvio e modernizar peças que antes eram vistas como tradicionais. Por exemplo, transformar o visual de uma cômoda antiga através de técnicas de customização ajuda a dar um “up” no visual do ambiente. O desenho inspirado em móveis retrô é uma solução artística para muitos ambientes, mesmo com o objetivo de se enquadrar ao moderno.

Top