Com campanha irretocável, Lusa é campeã da Série B por antecipação

Trinta e oito anos depois, a Portuguesa volta a figurar entre os grandes clubes do futebol nacional, ao se sagrar campeã do Campeonato Brasileiro…

Por Redacao em 09/11/2011

Maestro Marco Antônio comemora o primeiro gol da Lusa no empate diante do Sport

Trinta e oito anos depois, a Portuguesa volta a figurar entre os grandes clubes do futebol nacional, ao se sagrar campeã do Campeonato Brasileiro da Série B, com três rodadas de antecipação. A conquista veio após o empate por 2 a 2 diante do Sport, nesta terça-feira, no Canindé. O resultado serviu para coroar a brilhante campanha da Lusa, que chegou aos 72 pontos, dez a mais que o segundo colocado Náutico, conquistou o título e o retorno à divisão principal do Brasileirão.

Comandada pelo técnico Jorginho, que já havia tido um bom desempenho à frente do Palmeiras em 2009, a Portuguesa fez uma campanha impecável na segundona. Dona do melhor ataque e da defesa menos vazada da competição, a tradicional equipe paulista chegou até a ser chamada de “Barcelusa” durante o torneio, em alusão ao Barcelona, equipe espanhola considerada a melhor do mundo.

E o êxito da Portuguesa na Série B é fruto de uma equipe coesa em campo, que mescla a obediência tática com a qualidade técnica individual de atletas como o meia Marco Antônio, autor do primeiro gol diante do Sport, o atacante Edno, artilheiro da equipe no torneio, com 12 gols, e o lateral Luis Ricardo.

O atual momento da equipe é tão empolgante, que nada menos do que 12.829 apaixonados pintaram o Canindé de verde e vermelho e fizeram a festa assim que o árbitro apitou o final da partida. Ao som do hit ““We Are The Champions” (“Nós Somos os Campeões”), da banda de rock Queen, torcedores, jogadores e comissão técnica comemoraram bastante o título.

Agora, a Lusa já começa a se planejar para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro em 2012, em que é preciso conter a euforia pela conquista e saber que a dificuldade na elite do futebol brasileiro é bem maior e requer uma equipe ainda mais competitiva.

Números da campanha da Lusa na Série B:

Vitórias: 20
Aproveitamento: 68,6%
Gols feitos: 73
Gols sofridos: 37
Artilheiro da equipe: Edno, com 12 gols

Top