Cientistas inventam bateria que pode durar 10 anos

Estudiosos inventaram uma bateria a base de hexacionoferrato de cobre que pode durar até 10 anos. A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade…

Por Redacao em 29/11/2011

Estudiosos inventaram uma bateria a base de hexacionoferrato de cobre que pode durar até 10 anos. A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O material utilizado faz com que a bateria torne-se mais resistente e dure mais, graças a facilidade que a tecnologia permite aos íons, responsáveis pela energia, que entrem e saiam do eletrodo mais rápido.

Comparado as baterias de Li-On, que se desfazem facilmente, o composto químico é bem mais resistente. Com a invenção, o número de descarte de baterias com vidas curtas deve diminuir, já que a nova tecnologia proporciona sobreviver a 400.000 ciclo de carga, o que representa uma proporção de cem vezes mais das baterias comuns. Desta nova forma, a bateria pode ser recarregada de uma maneira mais rápida e possuir maior durabilidade.  Este conjunto de benefícios faz com que ela dure de 10 a 30 anos.

Os responsáveis pela invenção afirmaram que a tecnologia ainda não estará disponível no mercado. Acrescentaram também que alguns aspectos precisam receber melhorias para que o projeto esteja finalizado. Ainda é necessário que seja descoberto um ânodo com tensão bem baixa para o cátodo (eletrodo negativo de uma fonte elétrica de alimentação) de alta tensão.

Top