Como acabar com o chulé – receitas caseiras

Às vezes, sentimo-nos desconfortáveis quando temos que tirar os sapatos em sapatarias, aulas de ioga ou na piscina por causa do mau cheiro que…

Por Editorial MDT em 20/01/2012

Às vezes, sentimo-nos desconfortáveis quando temos que tirar os sapatos em sapatarias, aulas de ioga ou na piscina por causa do mau cheiro que os nossos pés exalam. Esse é o famoso chulé, também conhecido como bromidose palatar, e é causado principalmente pela falta de higiene, que faz com que bactérias e fungos proliferem nas plantas dos pés, agindo com a queratina macerada liberada pelo suor. Portanto, para se livrar de vez desse terrível incômodo, aprenda a fazer receitas caseiras para acabar com o chulé.

Livre-se do chulé com receitas caseiras. (Foto: Divulgação)

Para fazer a primeira receita caseira, você precisará de 200 ml de álcool comum, 2 pedrinhas de cânfora e 1 copo de folhas secas de menta ou de hortelã. Então, deixe as pedrinhas derreterem no álcool. Esse processo demora cerca de 5 dias. Em seguida, adicione as folhas de hortelã e de menta a 1 litro de água fervente e deixe-a amornar. Repouse os pés por 30 minutos nessa última mistura, seque-os bem e faça uma massagem generosa entre os dedos com o álcool canforado.

A segunda receita caseira para acabar com o chulé é feita com meio litro de água, 2 colheres de sopa de folhas de arnica e 2 de hortelã. Faça um chá com todos esses ingredientes, deixando-o abafar por uns 20 minutos. Depois, mergulhe os seus pés nessa mistura por 15 minutos, secando-os bem em seguida e esperando aproximadamente 10 minutos para colocar os sapatos.

Além dessas receitas caseiras, você pode utilizar sabonetes e loções específicas contra o chulé que são comercializados em qualquer farmácia ou perfumaria. Porém, o mais importante para se livrar desse cheirinho desagradável é lavar bem os pés, secando-os perfeitamente entre os dedos com uma toalha macia. De vez em quando, é bom usar calçados abertos ou até mesmo andar descalço pela casa a fim de deixar os seus pés respirarem. Depois de usar um calçado, deixe-o ao sol para que as bactérias e os fungos morram.

Deixe os seus pés respirarem de vez em quando. (Foto: Divulgação)

Com essas receitas caseiras para acabar com o chulé, você nunca mais vai passar vergonha quando tiver que tirar os sapatos em locais públicos. Entretanto, além delas, você precisará manter a sua higiene pessoal para ficar com os pés bem cheirosos e bonitos.

 

 

 

 

Top