O Que É Cheque Cruzado? Características e vantagens!

Felipo Bellini 01/03/2022 Notícias

Embora estejam caindo em esquecimento, os cheques ainda são uma excelente opção para aqueles que desejam ter mais segurança na hora de realizar ou receber pagamentos. Dentro dessa forma de pagamento existem subtipos de cheque, um deles o cheque cruzado, uma das formas mais seguras de cheque. Conheça mais sobre ele!

O que é um Cheque cruzado?

O cheque cruzado é um tipo de ordem de pagamento escrita que não permite ao portador a retirada do dinheiro num caixa eletrônico, assim a quantia pode ser creditada somente a partir de um depósito bancário na conta de quem está tentando receber o valor.

O que é um Cheque cruzado

Fonte/Reprodução: original

O que caracteriza o cheque cruzado?

O cheque cruzado é caracterizado pelos dois riscos paralelos no centro dele, e também pelo fato de que os cruzados precisam ser plenamente preenchidos para não haver o risco de informações serem alteradas. Além disso, é uma modalidade mais segura de cheque justamente por não permitir que o cheque seja creditado na boca de um caixa. As únicas desvantagens nesse método são a lentidão no recebimento e a necessidade de se ter uma conta aberta.

Exemplos de cheque cruzado

Há diferentes tipos de cheques cruzados, como o nominal (onde o dinheiro pode ser recebido apenas para a pessoa descrita no papel), o branco (onde não é especificado para qual banco deve ser depositado), e o preto (onde é especificado entre as linhas paralelas para qual banco deve ser depositado).

Qual a diferença entre cheque especial e cheque cruzado?

Enquanto o cheque especial é uma espécie de empréstimo dado pelo banco quando já não se tem mais saldo em conta, o cruzado funciona de maneira semelhante a um normal, com a diferença de não poder ser retirado em caixa eletrônico ou na boca do mesmo.

O cheque cruzado é uma excelente alternativa para quem gosta de usar o método, mas deseja mais segurança. Ele evita maneira mais eficiente que o emissor do cheque sofra golpes ou tenha outras complicações.

Outros artigos

Principais teorias sobre o fim do mundo

13/12/2012

Principais teorias sobre o fim do mundo

A NASA e o Vaticano já garantiram que o fim do mundo não vai acontecer, como foi premeditado por algumas teorias. Desta forma, as pessoas não precisam ficar com medo...