Cheque com erro de preenchimento - O que fazer?

Cheque com erro de preenchimento : E agora?

Apesar do crescente uso de cartões de crédito e de débito como formas de pagamento, o cheque ainda tem o seu espaço entre os…

Por Andre em 07/01/2020

Apesar do crescente uso de cartões de crédito e de débito como formas de pagamento, o cheque ainda tem o seu espaço entre os consumidores, que fazem uso dele principalmente nas transações que envolvem grandes quantias de dinheiro e nas compras parceladas.

como preencher cheque

Tome alguns cuidados ao preencher o cheque para não haver rasuras.

Mesmo que o cheque emitido tenha um valor mais baixo, é preciso bastante atenção na hora de preenchê-lo, pois ao cometer um erro na grafia da data, do valor ou da assinatura, o cheque pode ser cancelado, devolvido ou até mesmo falsificado, trazendo diversos transtornos para o emitente.

Um erro muito comum acontece quando o cheque é preenchido no mês de janeiro. Muitas pessoas se esquecem da virada do ano e escrevem o ano anterior, como por exemplo, preencher um cheque no dia 10 de janeiro de 2020 como se ele tivesse sido emitido em 10 de janeiro de 2019.

Se você ainda utiliza bastante o cheque, saiba o que fazer em situações como essa.

Conheça as Vantagens e desvantagens de usar cheque

O que fazer quando preencher o cheque errado

Ao notar erro no preenchimento do cheque, inutilize-o e faça outro (Foto: Divulgação)

Ao preencher um cheque, você deve prestar bastante atenção. Caso note que preencheu algum dado errado, não adianta rasurá-lo, pois ele não será compensado pelo banco. O ideal é fazer um novo cheque, inutilizando aquele que contém o erro.

Porém, nem sempre prestamos atenção, e o cheque preenchido errado acaba passando despercebido. Nesse caso, a pessoa que o recebeu (um lojista, por exemplo) deve entrar em contato com o emitente e solicitar que o cheque seja trocado por outro, preenchido de forma correta.

Se a pessoa que também recebeu o cheque não notar o erro e ele acabar chegando ao banco, as agências bancárias adotam o procedimento de analisar a situação e verificar se ele não foi emitido além do prazo (os cheques só podem ser descontados até seis meses após a data de preenchimento), no caso do erro estar no espaço destinado à data. Se o equívoco ficar comprovado, ele pode ser compensado normalmente.

Já para outros tipos de erros, o cheque será devolvido e o emitente terá que entrar em contato com o banco para saber como resgatá-lo.

Saiba quais são os Motivos para a recusa do cheque

Cuidados ao preencher um cheque

Cheques preenchidos errados podem ser cancelados e devolvidos (Foto: Divulgação)

  • Elimine os espaços vazios e evite rasuras;
  • Adote sempre o procedimento de emitir cheques cruzados e nominais;
  • Não use canetas oferecidas por estranhos;
  • Não utilize caneta hidrográfica ou com tinta que possa ser apagada facilmente;
  • Tenha atenção especial ao valor do cheque, pois para o banco, o que vale é o que está escrito por extenso e não o número;
  • Confira os dados preenchidos antes de entregar o cheque.

Como Preencher um Cheque Corretamente

  1. Ao preencher um cheque, especialista indicam que se faça um rascunho numa folha de papel com os dados que deverão conter no cheque, dessa forma é mais fácil e confiável que não haverá erros;
  2. Preencha cada parte com atenção total, mesmo que seja seu nome, dê total atenção e cuidado para que não erre devido a tenção e nervosismo da situação;
  3. Na hora de preencher a data, abra seu celular (ou pegue um calendário) e preencha olhando sempre e confirmando a data no qual deverá ser datado o cheque;
  4. Usando a dica inicial do rascunho, use-a principalmente na hora de preencher o número por extenso. Esse é o erro mais comum na hora de preencher o cheque.
  5. Tem rubrica? Treine pelo menos 3x num papel antes de por em prática no cheque.

Top