Chás que ajudam a aliviar a garganta

Os chás que ajudam a aliviar a garganta são uma alternativa interessante para quem está sofrendo com dor de garganta, problema bastante comum no…

Por Andre em 09/08/2014

Os chás que ajudam a aliviar a garganta são uma alternativa interessante para quem está sofrendo com dor de garganta, problema bastante comum no inverno e que pode afetar homens e mulheres de qualquer idade, trazendo muito incômodo.

Chás que ajudam a aliviar a garganta (Foto: Divulgação)

As dores na garganta podem surgir devido à gripe, resfriado, laringite, amigdalite, faringite, inalação de substâncias tóxicas ou refluxo de alimentos, entre outros problemas, sendo acompanhadas de sintomas como desconforto, tosse seca, inchaço, inflamação e dificuldade para engolir e falar, entre outros.

Quando elas surgem, o mais recomendável é procurar um médico, que poderá identificar as causas e sugerir o tratamento adequado, mas algumas receitas caseiras, como os chás para dor de garganta, podem ajudar bastante no alívio dos sintomas.

Entenda as causas da dor de garganta

Sucos que aliviam a dor de garganta

Chás que ajudam a aliviar a garganta

O chá de gengibre é uma ótima opção para aliviar a dor de garganta (Foto: Divulgação)

Existem várias receitas caseiras para dor de garganta, como o gargarejo e o consumo de determinados alimentos que aliviam o problema. Mas os chás para garganta inflamada estão entre os que mais fazem sucesso.

Entre os chás para tratar a garganta, o chá de gengibre é um dos mais utilizados, pois a planta tem ação antibacteriana, alivia a coceira e diminui o inchaço, além de deixar um sabor refrescante na boca. Ele pode ser tomado puro ou trazer ingredientes como mel e limão.

As dicas de chás para garganta também incluem opções como chá de hortelã com limão, chá de alho, chá de romã, chá de limão com alho e mel e chá de malva, lembrando que cada um deles tem as suas propriedades, podendo apresentar efeitos diferentes.

Antes de optar por um dos chás caseiros para dor de garganta, é preciso saber qual a opção mais indicada para o seu problema (se é amigdalite ou faringite, por exemplo). Também tenha cuidado com a temperatura do chá, que não deve ser muito quente e nem muito fria, para não piorar o problema.

Outras opções

O chá de limão também cai bem (Foto: Divulgação)

Além dos chás que ajudam a aliviar a garganta, outras opções para diminuir os incômodos causados pelo problema são o gargarejo com água morna, sal e vinagre; própolis (spray, bala, pastilha, xarope); e o uso de um pano com água e álcool no pescoço (provoca a vasodilatação).

O consumo de mel, leite com açúcar queimado, maçã (e outras frutas cítricas), maracujá e bastante água também ajuda a aliviar dores de garganta.

Top