Chás para hemorroidas: receitas

Chás para hemorroidas: receitas

A doença hemorroidária é um problema bastante frequente, onde ocorre uma dilatação das veias que drenam a região do ânus e reto, se tornando…

Por Editorial MDT em 14/10/2013

A doença hemorroidária é um problema bastante frequente, onde ocorre uma dilatação das veias que drenam a região do ânus e reto, se tornando varicosas e bastante doloridas à evacuação. Na maioria dos casos, além de dor é possível perceber um abaulamento, que se exterioriza e muitas vezes até sangra. O problema pode ser resolvido com algumas medidas simples, como mudanças comportamentais e alimentares, e algumas receitas de chás para hemorroida podem ajudar muito no controle dos sintomas. Saiba mais sobre o assunto.

A doença hemorroidária é um problema bastante comum. (Foto: divulgação)

Causas da doença hemorroidária

Existem vários fatores capazes de causar as hemorroidas, dentre os quais é possível destacar:

  • Alimentação inadequada, como hábito de comer alimentos picantes e muito condimentados ou com quantidade exagerada de sal;
  • Problemas circulatórios;
  • Doenças intestinais;
  • Constipação intestinal crônica, com evacuações difíceis e dolorosas;
  • Prática de relações sexuais anais.

Sintomas de doença hemorroidária

Os sintomas de doença hemorroidária podem variar de acordo com a gravidade do problema e de uma pessoa para outra. De maneira geral, os principais sintomas de hemorroida são:

  • Incômodo ou dor, especialmente durante as evacuações e higienização íntima;
  • Presença de sangue vermelho vivo nas fezes ou no papel higiênico;
  • Sensação de esvaziamento incompleto do reto, em consequência do aumento da produção de muco;
  • Abaulamento perianal, que pode ser facilmente visualizado a olho nu, e costuma doer ao sentar ou defecar;
  • Coceira anal.

O chá de camomila pode auxiliar os portadores de doença hemorroidária. (Foto: divulgação)

Chás para hemorroidas

Confira as receitas de alguns chás que podem ser bebidos ou utilizados em compressas e prometem ajudar no alívio dos incômodos da hemorroida.

  • Chá de camomila

Esse chá é bastante popular e muito delicioso. Bastante ferver meio litro de água e adicionar uma xícara de café de flores de camomila secas. Depois é só tampar a mistura e deixar em infusão durante uns 15 minutos. Para utilizar é só coar e beber, preferencialmente entre as refeições. É recomendado não beber mais que 3 xícaras diariamente, além de ser contraindicado para gestantes;

  • Chá de alecrim

Basta ferver meio litro de água e adicionar uma xícara de café de folhas de alecrim secas, deixando em infusão durante 15 minutos. O próximo passo é coar a mistura e beber uma xícara a cada 6 horas.

  • Chá de sálvia

Em um litro de água fervente adicione 2 xícaras de café de folhas de sálvia picadas. Deixe em mistura descansar por 10 minutos, coe e beba a cada 8 horas. Outra dica valiosa é utilizar a mistura durante a higiene íntima, fazendo compressas na região afetada;

  • Chá de acelga

Deixe ferver, por 10 minutos, 30 gramas de folhas de acelga em um litro de água. Coe a mistura e beba a cada 6 horas. Também é possível utilizar as folhas amassadas em compressas, que deve ser aplicada a três vezes diariamente.

É possível amenizar o problema com o consumo de chás. (Foto: divulgação)

A hemorroida é um problema cercado de mitos e verdades, bastante comum e que causa muito incômodo em homens e mulheres. O consumo de chás específicos é uma dentre as várias medidas que são possíveis adotar para acabar com o problema de uma vez por todas.

Top