Mitos e verdades sobre hemorroidas

Estudos comprovaram que quase metade da população mundial, com idade superior a 30 anos sofrem com os sintomas da hemorroida. As mulheres são mais…

Estudos comprovaram que quase metade da população mundial, com idade superior a 30 anos sofrem com os sintomas da hemorroida. As mulheres são mais propensas a manifestar o problema, porque seu intestino tende a ser mais preso e preguiçoso. Após saber o quão prevalente é esse problema em nossos meio,  conheça alguns mitos e verdades sobre hemorroidas.

Saiba como aliviar as dores das hemorroidas.

A prisão de ventre favorece o aparecimento de hemorroidas. (Foto: divulgação)

Conhecendo o real significado de hemorroidas

A dilatação de um ou mais vasos sanguíneos do ânus recebem o nome de hemorroidas. Em alguns casos, elas podem sair através da região retal durante a evacuação. Como sintomas e sinais clínicos, a pessoa portadora pode apresentar:

  • Coceira local;
  • Desconforto, em especial, na hora de sentar;
  • Presença de secreção que pode irritar a região;
  • Sangramento.

 Conheça alguns mitos e verdades sobre as hemorroidas

Por ser um problema muito comum em nosso meio, muitas crendices surgem ao redor do problema. Tendo isso em vista, conheça alguns mitos e verdades sobre as hemorroidas.

  • Algumas mudanças nos hábitos diários de um indivíduo pode favorecer a prevenção das hemorroidas – verdade

É possível prevenir o aparecimento das hemorroidas através da adoção de alguns hábitos. Entre eles, podemos citar: obedecer a vontade de evacuar; comer muitas fibras; praticar atividade física; ingerir bastante líquido.

  • A hemorroida pode causar câncer – mito

Muitos indivíduos acreditam que o problema da dilatação dos vasos no ânus, pode se tornar em um tumor. Porém, eles estão muito errados, visto que a fisiopatologia das hemorroidas não interfere em nada no favorecimento do desenvolvimento de tumores.

O sexo anal não predispõe o aparecimento das hemorroidas. (Foto: divulgação)

  • As grávidas possuem mais chance em desenvolver hemorroidas – verdade
Leia Também:  Criança com língua presa: o que fazer

As gestantes possuem muito mais chance em desenvolver o problema. Isso se deve a alteração do retorno venoso (retorno do sangue pelas veias) que está prejudicado pelo aumento do útero. Além disso, elas também praticam menos atividade física, o que pode favorecer o aparecimento.

  • A pratica do sexo anal favorece o aparecimento da hemorroida – mito

O sexo anal não contribui com o favorecimento da hemorroida. Na verdade, essa prática pode favorecer o aparecimento de fissuras (machucados) que podem incomodar o indivíduo.

  • A prisão do ventre favorece o aparecimento de hemorroidas – verdade

Com a constipação intestinal, o indivíduo tem que fazer muita força ao evacuar. Esse ato colabora com manifestação do problema e pode causar muita dor.

As mulheres grávidas possuem maior prevalência em relação as hemorroidas. (Foto: divulgação)

Muitos indivíduos sofrem com os sintomas das hemorroidas. Porém, ainda existem muitas dúvidas a respeito do problema. Após conhecer alguns mitos e verdades sobre as hemorroidas, é ideal buscar a orientação de um especialista se caso esteja apresentando alguma das manifestações anteriormente citadas.

Saiba como prevenir as hemorroidas.

Top