Chás contra insônia

É fato que dormir bem traz benefícios imensos a saúde. Indo de encontro com essa ideia, uma noite de sono mal dormida ou em…

É fato que dormir bem traz benefícios imensos a saúde. Indo de encontro com essa ideia, uma noite de sono mal dormida ou em claro é a pior agressão que nosso organismo pode sofrer. Contra a insônia, a natureza proporciona chás que podem fazer muita diferença, continue lendo e entenda melhor.

Uma noite de sono mal dormida ou em claro é a pior agressão que nosso organismo pode sofrer.

Tem que dormir bem

Uma boa noite de sono é responsável por manter a saúde em ordem, melhorar a qualidade de vida e implica também na longevidade. O sono é essencial e quando negligenciado é comparado a uma embriaguez leve que atinge diretamente o raciocínio e a coordenação motora. É necessário dormir bem para que o organismo possa realizar algumas funções como fortalecer o sistema imunológico, por exemplo.

No caso das crianças, o descanso noturno garante um desenvolvimento melhor. Em média, 90% dos hormônios responsáveis pelo crescimento são liberados durante o sono. Já nos adultos, vai evitar problemas como flacidez e irá garantir vigor físico.

Chás para Insônia

A natureza pode ajudar e muito pessoas com problemas de insônia. Alguns tipos de plantas e ervas podem ser preparadas por infusão e proporcionar uma noite tranquila e de descanso garantido. Veja algumas:

Contra a insônia, a natureza proporciona chás que podem fazer muita diferença.

Chá de Raiz de Valeriana (erva dos gatos): Desde a Roma Antiga essa erva é conhecida como poderoso tratamento contra a insônia. Além disso é eficaz também em casos de distúrbios da menopausa, enxaquecas, espasmos intestinais e estomacais. Segue o modo de preparo:

  • 1 colher de chá da raiz ou caule da valeriana (rizona)
  • 1 xícara de água

Depois de ferver a água, mergulhe as raízes em infusão por, aproximadamente, cinco minutos e coe. Tome de uma a três vezes por dia, sendo uma meia hora antes de se deitar. É recomendado que use por dez dias com descanso de trinta.

Leia Também:  Maquiagem escura: cuidados ao fazer

Chá de Folhas de Maracujá: Precioso calmante, o chá de folhas de maracujá pode acabar com a insônia e ansiedade. Aprenda a fazer:

  • 1 colher de sopa de folhas de maracujá picadas;
  • 1 xícara de água

Coloque as folhas na xícara depois de ferver a água e abafe por dez minutos. Coe e beba duas vezes ao dia, sendo uma antes de deitar.

Bálsamo de Limão: Calmante sedativo ele relaxa e tranquiliza. Prepare assim:

  • 2 colheres de chá de bálsamo de limão;
  • Algumas folhas de outras ervas tranquilizantes (a gosto);

Misture, deixe agir por cinco minutos e beba antes de se deitar.

Dormir bem traz benefícios a saúde.

Dicas

Uma noite mal dormida pode ter outros implicantes como, por exemplo, o colchão ou o travesseiro não estarem mais adequados. Fique atento a data de vencimento dos dois. Outro detalhe importante é não comer nada pesado à noite como massas ou carnes, isso acaba fazendo com que o organismo não relaxe e o sono seja comprometido.

Evite conversas, ambiente muito claro e deixe os problemas de lado. É preciso dormir bem para viver bem, tenha isso em mente!

Top