Centenário Theatro Municipal SP

No dia 12 de setembro de 1911, nascia o Theatro Municipal de São Paulo, em meio a uma cidade que respirava novos ares, influenciada…

No dia 12 de setembro de 1911, nascia o Theatro Municipal de São Paulo, em meio a uma cidade que respirava novos ares, influenciada pelos impulsos da economia cafeeira. Em comemoração ao seu centenário, estão programados diversos eventos. As atrações são apresentações de dança, música e visitações.

Em virtude da comemoração dos 100 anos de existência do Theatro Municipal de São Paulo, a prefeitura lançou um pacote de atividades chamado Ação Educativa que tem como objetivo tornar a arte, a cultura e seus valores muito mais próximos ao público, de modo que ele possa conhecer mais um pouco da história do lugar e assim, acentuar o senso crítico e participação do processo cultural de sua cidade. A partir do contato com  esses detalhes, é possível que as pessoas possam compartilhar mais experiências que ocorrem no interior daquele grande patrimônio.

Dentro da Ação Educativa, há quatro grandes atividades que aproximam o grande público do Theatro, de modo que a produção teatral começa a ficar mais decifrável e interessante para a maior parte da população. São elas: Visitas Monitoradas, Programa de Formação de Platéia, Pequeno Dicionário Musical e O que é a Dança?

Visitas Monitoradas – São três roteiros de Visitas Monitoradas que permitem que o grupo possa absorver dados culturais ao mesmo tempo em que está ali para o lazer. Os roteiros do que será falado são sobre a arquitetura do lugar, as danças, ópera, concertos e aspectos históricos. Pode haver visitas ao Theatro e Espaço Memória Votorantim, às terças e quintas, a partir das 10h e no segundo dia ainda existe a possibilidade de fazer a visita no horário das 13h. Quem preferir, poderá optar por fazer o passeio no Theatro mesmo junto com o seu museu. Nesse caso, são diversos os horários, de terça a domingo. terça (13h e 17h), quarta (10h, 13h e 17h), quinta (17h), sexta (10h, 13h e 17h), sábado (10h, 13h) e domingo (14h).

Para poder participar, é preciso ter idade mínima de 10 anos e as visitações podem ser feitas tanto individualmente como em grupo. Os interessados devem preencher o formulário online (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/theatromunicipal/projetos_gratuitos/index.php?p=3363) e enviar para [email protected]. Quem preferir, pode ligar para 11- 3397-0382/3397-0383, nos dias úteis, a partir das 10h.

Programa de Formação de Platéia – É destinado àqueles que não têm a menor intimidade com ópera e concertos corais sinfônicos. Por isso, os interessados recebem uma breve explicação antes do início da apresentação musical. A data mais próxima é para agosto, dias 4 e 5, uma quinta e sexta, a partir das 19h, com apresentação de Menina nas Nuvens. A agenda pode ser conferida aqui http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/theatromunicipal/projetos_gratuitos/index.php?p=3938

Pequeno Dicionário Musical – Série Descobrindo o Som – Tem como público-alvo crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Nesse item da Ação Educativa, os músicos apresentam ao público seus instrumentos, explicam como eles são tocados, falam sobre curiosidades e ainda fazem uma pequena amostra do som. Mas para ficar mais interessante, desta vez, um ator será a ponte entre os profissionais do palco e a platéia. É neste ponto que o público passa a entender melhor as inúmeras facetas que o som pode apresentar. Também é necessário agendar o encontro, que pode ocorrer para até 300 pessoas de uma vez só. O evento ocorre sempre às quintas, às 14h.

O que é Dança? Pode ser apresentado para até 40 pessoas e elas observam o trabalho diário dos bailarinos e de todos os profissionais que atuam juntamente com o pessoal da dança, tais como professores, coreógrafos, massagistas, sonoplastas, entre outros. Ela é realizada três vezes ao mês, das 9h às 12h, e é voltada também para estudantes de escola municipal e escolas particulares de dança.

Além do grande pacote de cultura, outros eventos também já marcam a comemoração do centenário do Theatro Municipal de São Paulo: danças e apresentações musicais. Um ponto muito importante foi a conclusão da terceira grande obra que o Theatro sofreu, em que o palco e todo o edifício foram completamente restaurados, dando uma nova roupagem a esse grande patrimônio.

Top