Casquetes de noiva: modelos, dicas

Quando a noiva escolhe um look tradicional, ela usa vestido branco, véu e grinalda. No entanto, com as novas opções de trajes e acessórios,…

Por Isabella Moretti em 14/02/2013

Quando a noiva escolhe um look tradicional, ela usa vestido branco, véu e grinalda. No entanto, com as novas opções de trajes e acessórios, as mulheres estão optando por um visual menos conservador para subir ao altar.

O casquete é um tipo de chapéu sem abas. (Foto:Divulgação)

Ao invés de usar o tradicional e ultrapassado véu, muitas mulheres estão elegendo o casquete como o acessório da vez. Esta peça é capaz de deixar o visual da noiva mais descontraído, moderno e estiloso.

Saiba mais: Chapéus para usar em casamentos

☰ CONTEÚDO

Casquete: o que é?

O casquete é uma mistura de tiara e chapéu, que tem feito muito sucesso entre as noivas e mulheres que desejam montar um look formal diferente.

Apesar de ser considerada uma peça moderna e atual, o casquete foi resgatado de outras épocas. Sua origem está na década de 20. Como a peça não utiliza muito tecido, ela fez muito sucesso durante o período de pós-guerra, quando aconteceu a recessão econômica e, consequentemente, a falta de matéria prima.

O casquete é uma herança dos anos 20. (Foto:Divulgação)

Existem vários modelos de casquetes, mas eles ainda estão conquistando a preferência das brasileiras. No Reino Unido, estas peças são mais populares e possuem fãs famosas, como é o caso de Kate Middleton.

Modelos de casquetes de noiva

Os casquetes de noiva normalmente apresentam um acabamento delicado, com rendas, laços, flores, plumas, broche de strass, pedraria, brilhos, entre outros detalhes. As peças podem ter formato redondo ou oval e são usadas na lateral da cabeça como um enfeite.

Dependendo do modelo, o casquete de noiva pode ser preso no cabelo com uma tiara ou presilha. É importante que a peça não seja muito grande e combine com o vestido da noiva, caso contrário o resultado será cafona.

O casquete com voilette é uma opção para o look da noiva. (Foto:Divulgação)

Nos últimos tempos, os casquetes que estão fazendo sucesso são aqueles que possuem voilette, um tipo de véu curto e vazado que cobre o rosto durante a cerimônia. Estes acessórios são capazes de deixar o look da noiva mais romântico, além de reforçar o ar vintage.

O casquete e o voilette são duas opções nostálgicas para compor o visual da noiva, afinal, um se originou em tempos militares na década de 20 e o outro foi criado na França por volta de 1910.

Diferentes materiais podem ser usados para confeccionar o casquete, como renda francesa, chiffon e tule. A peça normalmente é branca e tem detalhes delicados, mas também existem modelos ousados e que roubam toda a atenção no look.

Veja também: Casquete: dicas, como usar, fotos

Fotos de casquetes de noiva

Veja uma seleção de fotos de casquetes de noiva e descubra o modelo que mais combina com o seu estilo:

Top