Gelatina: benefícios, dicas, receitas

A gelatina é fácil de preparar e saborosa. Esse alimento é uma fonte de colágeno e proteína que ajuda a manter o tônus muscular, hidrata…

Por Editorial MDT em 04/05/2012

A gelatina é fácil de preparar e saborosa. Esse alimento é uma fonte de colágeno e proteína que ajuda a manter o tônus muscular, hidrata a pele e previne dores articulares e osteoporose. A gelatina também ajuda a reduzir o colesterol e triglicérides, além de atuar no controle da glicemia.

A gelatina repõe o colágeno no organismo (Foto: divulgação)

Para comprar há diversas opções como as gelatinas em pó com sabor, ao natural ou em cápsulas – vendidas em lojas de suplementos alimentares. A gelatina suplementar em pó ou em cápsulas possui uma quantidade maior de colágeno. Para incluir a gelatina na sua dieta, saiba como preparar duas receitas de sobremesa.

Vários sabores juntos no "mosaico" (Foto: divulgação)

Mosaico de Gelatina

Ingredientes

3 caixinhas de gelatina em pó nos sabores morango, limão e abacaxi

3 colheres (sopa) de açúcar

1 lata de creme de leite sem soro

1 lata de leite condensado

1 envelope (12 gramas) de gelatina em pó sem sabor

Modo de Preparo

Faça as gelatinas de morango, limão e abacaxi de acordo com as instruções da embalagem com pelo menos quatro horas de antecedência. Quando estiverem prontas, corte as três gelatinas em cubos pequenos e reserve. Coloque em uma panela, a água e o açúcar e quando começar a ferver junte o leite condensado e o creme de leite. Aguarde esfriar. Misture as gelatinas e leve para gelar em um refratário ou em taças individuais, por quatro horas ou até ficar firme.

Com iogurte e cereja (Foto: divulgação)

Gelatina de iogurte com cerejas

Ingredientes

1 envelope (12 gramas) de gelatina em pó sem sabor

200 gramas de cerejas frescas

1/2 xícara (chá) de leite desnatado

2 potes (400 gramas) de iogurte desnatado

5 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão

Modo de preparo

Em uma vasilha ponha a gelatina e o leite e aguarde 4 minutos. Coloque-os em uma panela e leve ao fogo em banho-maria durante 4 minutos ou até que a gelatina dissolva. Em seguida, coloque no liquidificador junto com o iogurte e 1 colher (sopa) do adoçante. Bata durante 30 segundos e então coloque o creme em uma assadeira. Cubra com filme plástico e coloque na geladeira por 2 horas ou até firmar. Quando a gelatina estiver pronta, lave as cerejas e ponha em uma panela. Polvilhe o açúcar que sobrou e adicione 5 colheres (sopa) de água. Deixe no fogo baixo durante 5 minutos com a panela tampada. Quando as cerejas estiverem macias, remova do fogo e sirva junto com a gelatina.

Top