Caspa: como prevenir

As pessoas que sofrem com as caspas (também chamada de dermatite seborreica), sabem como é incomodo o problema. Especialistas afirmam que ainda não foi…

Por Élida Santos em 27/12/2012

As pessoas que sofrem com as caspas (também chamada de dermatite seborreica), sabem como é incomodo o problema. Especialistas afirmam que ainda não foi descoberta uma cura, mas existe muitas formas de prevenção e controle desses pontinhos brancos que incomodam. Quem possui o couro da cabeça com maior oleosidade e pré-disposição genética para a doença sofre mais com ela.

Leia mais sobre: Como acabar com a caspa no inverno, dicas

 

A caspa é uma doença que pode ser originada pelo mal uso de xampus e condicionador (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

Causas comuns para a caspa

Usar produtos errados para os cabelos é a causa mais comum que origina a caspa. Resíduos de condicionador na raiz capilar também estão na lista do que deve ser evitado para não originar as caspas. As pessoas que enxaguam mal o cabelo, deixando excesso de produto, podem ter caspas. Para prevenir esse mal é importante só lavar o cabelo com água morna ou fria (a última opção é melhor, pois agride menos os fios), aplicar cremes do meio das madeixas para baixo e não dormir com o cabelo molhados.

Produtos contra caspas

Os dermatologistas acreditam que o uso de produtos contra caspas é uma forma de prevenção para quem sofre do mal de modo crônico. Xampus e tônicos com a função de combater a seborreia são eficazes e devem ser usados sempre por quem tem esse problema ou quando há manifestação de seu surgimento. Se mesmo usando esses cosméticos as caspas permanecerem, procure orientação médica.

Saiba mais sobre: Receita natural contra caspas

 

A caspa pode ser eliminada com uso de xampus (Foto: Divulgação)

Prevenção contra caspa no dia a dia

Os produtos específicos têm ativos que controlam a oleosidade do couro cabeludo, como ácido salicílico, mentol, cetoconazol e zinco. Existe uma crendice de que esse tipo de cosmético causa um ressecamento dos fios, mas não é verdade. Mas, além de optar por itens que fazem essa função de proteção contra caspa, quem não sofre do mal precisa tomar cuidado para manter a saúde do couro cabeludo em dia.

O primeiro passo para ficar longe das caspas é prestar atenção no seu tipo de cabelo e comprar produtos adequados. Também é importante enxaguar bem os fios e não aplicar creme para pentear na raiz, para evitar o acúmulo de produtos químicos.

Não é necessário lavar o cabelo todos os dias, já que demora, ao menos, 24 horas para secar naturalmente e a umidade pode gerar a seborreia. Quem tem fios mais denso, que demoram para secar, deve lavá-los pela manhã e não prendê-los, para que a secagem aconteça por completo. O uso do secador ajuda nessa função, mas não exagere, pois o calor do equipamento danifica o cabelo.

Top