quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 06/10/2022 16:17:45
MundodasTribos

Os cartões de crédito são ótimos aliados para quem deseja fazer compras parceladas e até mesmo concentrar todas as suas dívidas em um único local.

Porém, apesar de ser utilizado por grande parte da população, os cartões de crédito ainda causam certas dúvidas, como: por que devo utilizar um cartão de crédito? Que benefícios os cartões de crédito podem trazer? Este post irá esclarecer cada questão dessa e te mostrar porque você deve fazer uso dos cartões de crédito.

O que este artigo aborda:

Quais são os benefícios de usar um cartão de crédito?

Antes de saber mais detalhes e dicas, a primeira coisa que você precisa conhecer são os benefícios de usar os cartões de crédito.

Quais são os benefícios de usar um cartão de crédito

Fonte/Reprodução: original

O cartão de crédito funciona como um “empréstimo” concedido por uma instituição financeira, que permite que você faça compras e realize o pagamento das mesmas posteriormente.

Com os cartões de crédito é possível:

  • Parcelar suas compras, o que possibilita que você compre algo que à vista estaria fora da sua realidade;
  • Realizar o pagamento da sua compra em uma data futura, pré-estabelecida;
  • Fazer parte de programas de recompensas do seu cartão, como o de milhas;
  • Escolher a melhor data para fazer suas compras, baseando-se na data de fechamento de sua fatura.

Ou seja, o cartão de crédito vai te ajudar bastante, principalmente em momentos específicos do dia a dia.

Como funcionam os cartões de crédito?

Como citado anteriormente, os cartões de crédito funcionam como uma forma de empréstimo, onde você realiza suas compras parceladamente e se compromete a realizar o pagamento das parcelas na data estipulada pela instituição financeira do seu cartão.

O limite do cartão de crédito varia de acordo com a sua renda, podendo ser aumentado com o decorrer do tempo, conforme a utilização do seu cartão. Com o cartão de crédito também é possível participar de programas específicos da sua instituição financeira.

Vale ressaltar que, normalmente, o limite do seu cartão de crédito vai sendo reposto com os pagamentos das faturas e das parcelas das suas compras.

Quais as taxas e tarifas dos cartões de crédito?

Os cartões de crédito apresentam algumas taxas e tarifas, que são importantes de serem verificadas no momento de fechar o contrato com a instituição financeira. Em termos gerais, temos:

  • Anuidade: é cobrado um valor mensal para a manutenção do seu cartão de crédito. Mas não são todas as instituições que realizam a cobrança da anuidade;
  • Segunda via do cartão: caso ocorra algum problema com seu cartão, a segunda via será cobrada;
    Crédito emergencial: é possível que você consiga fazer uso do limite maior do que o disponível no seu cartão de crédito, mas para isso será cobrada uma taxa;
  • Saque: o cartão de crédito tem a opção de saque, porém uma taxa é cobrada quando o saque é realizado, seja no Brasil ou no exterior;
  • Pagamento de boleto: apesar de ser possível pagar boletos com seu cartão de crédito, é necessário fazer a verificação se há alguma taxa nesses casos;
  • Fatura atrasada: caso ocorra o atraso no pagamento da sua fatura, é cobrada uma taxa de juros, que, frequentemente, é alta.

Desta maneira, é importante ficar atento às taxas e tarifas cobradas, para não ser pego de surpresa futuramente.

Como escolher o cartão de crédito ideal para mim?

Para escolher o cartão de crédito ideal, é imprescindível que você faça uma análise a respeito de todos os benefícios que o cartão de crédito tem, assim como averiguar quais são todas as taxas e tarifas cobradas pelo mesmo.

Como escolher o cartão de crédito ideal para mim

Fonte/Reprodução: original

Coloque na balança qual tipo de cartão será mais vantajoso em sua situação. Por exemplo, caso viaje com frequência, cartões que tenham programas de milhas podem ser mais atrativos. No entanto, caso deseje um cartão apenas para uso esporádico, no cotidiano, um cartão que não cobre anuidade pode ser mais benéfico.

Quais são os riscos do uso de um cartão de crédito?

Apesar de todos os benefícios que encontramos no uso do cartão de crédito, o mesmo também pode apresentar alguns riscos, como:

  • Ao ter um limite alto, você pode perder o controle das suas finanças, realizando compras acima do que seu orçamento mensal permite;
  • Pague sua fatura em dia, para não acabar entrando no rotativo do cartão, onde as taxas de juros são altas;
  • Não passe os dados do seu cartão para terceiros, para evitar fraudes.

Agora que você já sabe o que fazer para não se dar mal ao utilizar um cartão de crédito, coloque as dicas em prática.
Os cartões de crédito podem ser vilões na vida das pessoas, mas tudo isso depende da forma como você faz uso do mesmo. Ao usar com inteligência e limite, os cartões de crédito tornam-se bons amigos, que vão salvar você em vários momentos.

O conteúdo "Como os cartões de crédito funcionam?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

GM abre programa de demissão voluntária em unidade de São José dos Campos

GM abre programa de demissão voluntária em unidade de São José dos Campos

Enxovais De Bebê Personalizados

Enxovais De Bebê Personalizados

Dez dicas para emagrecer

Dez dicas para emagrecer

Conjunto para Cozinha Tramontina modelos, preços

Conjunto para Cozinha Tramontina modelos, preços

Anvisa proíbe Noz da Índia e Chapéu de Napoleão

Anvisa proíbe Noz da Índia e Chapéu de Napoleão

Curso gratuito de informática em Pernambuco: inscrições abertas

Curso gratuito de informática em Pernambuco: inscrições abertas