Cartilha para cuidar de portadores de Down

O Ministério da Saúde criou uma cartilha para cuidar de portadores de Down, um documento que visa melhorar o atendimento às pessoas que sofrem…

O Ministério da Saúde criou uma cartilha para cuidar de portadores de Down, um documento que visa melhorar o atendimento às pessoas que sofrem com a síndrome e necessitam de cuidados específicos. As instruções vão beneficiar os profissionais da saúde, além de esclarecer as dúvidas dos familiares e portadores, que lidam diariamente com a deficiência.

Cartilhas do Ministério da Saúde fornecem informações sobre a doença. (Foto:Divulgação)

As Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down procuram melhorar a qualidade de vida de 300 mil brasileiros que sofrem com o distúrbio genético. Além de possuir informações claras e acessíveis, o documento também conta com fotos, tabelas e ilustrações que facilitam o entendimento da doença.

Cuidados com portadores da Síndrome de Down

O conteúdo da cartilha criada para médicos foi elaborado com base em artigos científicos, publicados de 1975 a 2011. A diretriz primeiramente apresenta uma introdução sobre a Síndrome de Down, explicando assim algumas diferenças físicas e também relacionadas ao desenvolvimento mental. Resumidamente a cartilha também traz um histórico da doença, falando sobre a primeira vez que a síndrome foi descrita e as descobertas realizadas ao longo do tempo.

As diretrizes elaboradas pelo Ministério da Saúde também são compostas por uma classificação da Síndrome de Down e pela mecânica do diagnóstico clínico ou laboratorial. O leitor da cartilha também encontra informações sobre as principais características físicas do portador da doença, como a língua grossa, base nasal plana, cabelo fino e a implantação baixa das orelhas.

Saiba mais: Crianças com Síndrome de Down: como estimular

A equipe de saúde poderá consultar a cartilha para esclarecer dúvidas. (Foto:Divulgação)

Existem patologias que estão associadas à Síndrome de Down, por isso é importante adotar cuidados especiais com o paciente e prezar pela sua saúde. O portador tem chances de sofrer com cardiopatia, catarata, hérnia no umbigo, doença célica, otite de repetição entre outros problemas de saúde.

Leia Também:  Fim do relacionamento: como superar

A cartilha sobre a Síndrome de Down é tão completa que inclui orientações sobre como comunicar a notícia aos pais, aconselhamento genético e os primeiros cuidados com o bebê que possui a deficiência no cromossomo 21. A diretriz também apresenta os cuidados necessários com cada faixa etária, desde a infância até a terceira idade.

Material criado para portadores da doença

Além de criar um material para orientar médicos e enfermeiros, o Ministério da Saúde também adaptou o conteúdo para que todas as pessoas possam ter acesso às informações. Para que a cartilha tivesse uma linguagem acessível, ela foi elaborada por portadores de Down.

Uma cartilha também foi criada para que o portador da síndrome de Down tenha acesso às informações. (Foto:Divulgação)

Munindo-se de uma linguagem fácil e acessível, a cartilha orienta sobre as características e cuidados necessários em cada fase da vida do portador de Síndrome de Down. Este tipo de cuidado ajuda a prevenir o surgimento de doenças ao longo do crescimento e prolonga a expectativa de vida.

Veja as cartilhas acessando o Portal da Saúde.

Você também vai gostar de ler: Cartilha para evitar gravidez de feto anencéfalo

Top