Carta de apresentação pessoal: como fazer

Algumas empresas exigem que, além do currículo, o candidato a vaga de emprego mande também uma carta de apresentação pessoal. É nesse instante que…

Algumas empresas exigem que, além do currículo, o candidato a vaga de emprego mande também uma carta de apresentação pessoal. É nesse instante que as dúvidas começam a surgir, já que a maioria das pessoas não sabe como redigir este tipo de documento.

Entretanto, ao contrário do que se imagina, elaborar uma carta de apresentação é mais fácil do que parece. Não existe nenhum segredo, basta seguir algumas regras básicas para não sair fora do padrão.

Veja ainda: Saiba o que não é preciso por no seu currículo.

Separamos algumas dessas orientações para que você não se perca quando precisar elaborar a sua. Confira!

Como elaborar uma carta de apresentação

Ao contrário do que imaginam, elaborar uma carta de apresentação é mais fácil do que parece. (Foto: Divulgação).

1. Sempre coloque o nome e o cargo da pessoa (ou departamento) para quem você pretende enviar a carta;

2. Ao final, o documento deve trazer a sua assinatura;

3. Cuidado para não se esquecer de colocar o nome da empresa ou então escrevê-lo de forma incorreta. Evitar esses erros mostra que você sabe com quem está falando;

Como redigir uma carta de demissão.

Ao redigir a carta, você deve priorizar suas características pessoais e profissionais que tenham relação com a vaga. (Foto: Divulgação).

4. Na hora de redigir a carta, priorize as características profissionais e pessoais que tenham relação para a posição pretendida;

5. Procure ler a carta diversas vezes para evitar erros gramaticais e se certificar de que as informações estão dispostas em uma ordem lógica;

6. Redija sua carta em papel A4 ou papel-carta de boa qualidade e, preferencialmente, branco (papeis muito chamativos podem ofuscar a sobriedade do documento). Além disso, não use mais do que uma página para elaborá-la.

Leia Também:  Cadastrar Curriculum na Vivo

Abaixo, estão mais algumas dicas para que você possa fazer uma carta de apresentação de qualidade.

Dicas para fazer carta de apresentação

Uma boa carta de apresentação pode ser decisiva para a sua contratação na empresa. (Foto: Divulgação).

Uma boa carta de apresentação deve ter, no máximo, quatro parágrafos, contendo informações consistentes e, acima de tudo, confiáveis sobre o candidato, bem como suas experiências e habilidades.

Capriche no primeiro parágrafo, já que, provavelmente, ele será o responsável por promover o primeiro contato do leitor com a sua carta. E como a primeira impressão é sempre a que fica, você deve ter uma atenção especial sobre o início do documento, fornecendo informações claras e objetivas.

Para o segundo parágrafo, reserve os dados adicionais sobre sua formação acadêmica e profissional. Destaque ainda as realizações de sua carreira e os resultados que conquistou em atividades passadas. Em seguida, procure fornecer detalhes sobre os motivos pelos quais a empresa deve lhe contratar, ressaltando como sua experiência pode contribuir para o crescimento da instituição.

Sem dúvida, essas dicas irão ajudá-lo a escrever uma boa carta e mostrar que você está preparado para o trabalho.

Top