Saiba o que não é preciso por no seu currículo

O currículo é a porta de entrada para o mercado de trabalho, por isso ele precisa ser bem elaborado e respeitar alguns padrões. O…

O currículo é a porta de entrada para o mercado de trabalho, por isso ele precisa ser bem elaborado e respeitar alguns padrões. O documento que serve de intermediário para uma contratação representa o primeiro contato que o empregador tem com o candidato, por isso a necessidade de qualificação e boas referências para se destacar no mercado de trabalho.

Há várias dicas que costumam funcionar na montagem de um currículo e até mesmo modelos prontos, que ajudam o candidato a vaga montar o seu documento de apresentação para a empresa. No entanto, é preciso tomar cuidado com o conteúdo colocado nas páginas e com a formação desse documento.

Não cometa erros na montagem de um bom currículo

– Apresentar um perfil profissional de forma clara, sucinta e objetiva normalmente é um desafio para quem monta o currículo. Vale seguir uma “receita” para se organizar no conteúdo, mas evite adicionar informações desnecessárias, afinal, o currículo deve ter no máximo duas páginas.

– Não é viável elencar as qualidades profissionais, tais como “analítico”, “líder” ou “empenhado”. A adjetivação exagerada muitas vezes acaba deixando o currículo mentiroso e comprometendo o perfil profissional. As qualidades na verdade serão verificadas em entrevista pessoal e outros testes.

– Não basta o documento estar bem escrito, é necessário também que as informações estejam organizadas de forma clara e fácil de analisar. Se preocupe com uma formatação básica, ou seja, com fonte conhecida, espaçamento adequado e poucas cores.

– Na área de dados pessoais, não é preciso colocar todos os números de documentos, apenas aqueles considerados principais. Nome completo, endereço, email, data de nascimento e estado civil devem constar. Depois elenque as experiências profissionais em outras empresas, procurando manter o foco nos resultados. Informe no currículo também os cursos realizados e a fluência numa língua estrangeira, caso possua.

Leia Também:  Erros que não podem ser cometidos no currículo

– Evite o excesso de descrições dos seus projetos.

– Cuidado com os erros gramaticais ou de concordância.

– Nunca inicie com “Currículo” ou “Currículo Vitae”, prefira ir direto ao ponto.

– Evite contar mentiras no currículo, porque uma hora ou outra elas acabam sendo descobertas.

Currículos na internet

Muitas empresas estão se apropriando da web para receber os currículos dos candidatos às vagas de emprego disponíveis. No entanto, depois do cadastramento na ferramenta, é preciso manter as informações sempre atualizadas para que o documento não caia no esquecimento.

Top