O currículo é a porta de entrada para o mercado de trabalho, por isso ele precisa ser bem elaborado e respeitar alguns padrões. O documento que serve de intermediário para uma contratação representa o primeiro contato que o empregador tem com o candidato, por isso a necessidade de qualificação e boas referências para se destacar no mercado de trabalho.
Há várias dicas que costumam funcionar na montagem de um currículo e até mesmo modelos prontos, que ajudam o candidato a vaga montar o seu documento de apresentação para a empresa. No entanto, é preciso tomar cuidado com o conteúdo colocado nas páginas e com a formação desse documento.
Não cometa erros na montagem de um bom currículo
– Apresentar um perfil profissional de forma clara, sucinta e objetiva normalmente é um desafio para quem monta o currículo. Vale seguir uma “receita” para se organizar no conteúdo, mas evite adicionar informações desnecessárias, afinal, o currículo deve ter no máximo duas páginas.
– Não é viável elencar as qualidades profissionais, tais como “analítico”, “líder” ou “empenhado”. A adjetivação exagerada muitas vezes acaba deixando o currículo mentiroso e comprometendo o perfil profissional. As qualidades na verdade serão verificadas em entrevista pessoal e outros testes.
– Não basta o documento estar bem escrito, é necessário também que as informações estejam organizadas de forma clara e fácil de analisar. Se preocupe com uma formatação básica, ou seja, com fonte conhecida, espaçamento adequado e poucas cores.
– Na área de dados pessoais, não é preciso colocar todos os números de documentos, apenas aqueles considerados principais. Nome completo, endereço, email, data de nascimento e estado civil devem constar. Depois elenque as experiências profissionais em outras empresas, procurando manter o foco nos resultados. Informe no currículo também os cursos realizados e a fluência numa língua estrangeira, caso possua.
– Evite o excesso de descrições dos seus projetos.
– Cuidado com os erros gramaticais ou de concordância.
– Nunca inicie com “Currículo” ou “Currículo Vitae”, prefira ir direto ao ponto.
– Evite contar mentiras no currículo, porque uma hora ou outra elas acabam sendo descobertas.
O que este artigo aborda:
Currículos na internet
Muitas empresas estão se apropriando da web para receber os currículos dos candidatos às vagas de emprego disponíveis. No entanto, depois do cadastramento na ferramenta, é preciso manter as informações sempre atualizadas para que o documento não caia no esquecimento.