Calcular a quantidade de piso para seu apartamento

Na hora de reformar ou construir, uma das grandes dúvidas que surgem é a quantidade de piso necessária para o revestimento. É importante fazer…

Por Isabella Moretti em 25/02/2013

Na hora de reformar ou construir, uma das grandes dúvidas que surgem é a quantidade de piso necessária para o revestimento. É importante fazer um cálculo para descobrir qual o número aproximado de peças para revestir uma determinada área.

A quantidade de pisos deve ser bem calculada para não faltar e nem sobrar peças. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Calculadora de material de construção

Pisos: dicas para comprar a quantidade certa

Comprar a quantidade exata de pisos é algo bastante improvável, mas os responsáveis pelo projeto precisam tomar cuidado para não sobrar tanto e nem faltar peças.

Quando o número de pisos é além do necessário, ocorre o desperdício de material e dinheiro. Por outro lado, se a quantidade de peças é insuficiente, existe o risco de não encontrar o mesmo modelo de piso no mercado, especialmente se a compra aconteceu em virtude de uma queima de estoque.

Não é apenas o piso que deve ser calculado com cuidado, mas também os outros materiais de revestimento, como azulejos, pastilhas de vidro, ladrilhos, entre outros. Caso o proprietário do apartamento tenha dificuldades para fazer as contas, ele pode pedir ajuda de um arquiteto ou até mesmo do vendedor da loja de materiais de construção.

É importante comprar sempre 10% a mais do que o calculado. (Foto:Divulgação)

Os especialistas recomendam comprar sempre 10% a mais do que o calculado, afinal, alguns pisos podem quebrar ou necessitar de corte. Também é importante levar em conta o formato do ambiente, a disposição da cerâmica, a área ocupada pelo rejunte e a qualidade da mão-de-obra.

Como calcular pisos?

Primeiro o proprietário do apartamento precisa conhecer o tamanho da área que será revestida. Para isso, basta calcular a área total, considerando a largura e o comprimento. Em seguida, é necessário saber as medidas do piso, dada em centímetros (cm). Estes dois valores permitem calcular a quantidade total de revestimento.

Para saber o número necessário de pisos para a obra, também é possível considerar o comprimento do ambiente e depois dividi-lo pelo comprimento da peça.

Quem não é muito bom com matemática e nem tem dinheiro para contratar os serviços de um arquiteto pode usar as ferramentas online para fazer os cálculos.

As ferramentas online podem ajudar no cálculo. (Foto:Divulgação)

No site Click Reforma é possível encontrar uma calculadora simples, prática e fácil de usar. Ela gera resultados seguros para estimar a quantidade necessária de revestimento.

Algumas empresas que trabalham com a fabricação de revestimentos também disponibilizam a calculadora de pisos, como é o caso da Elite. A fabricante calcula a área total da superfície e depois define a quantidade necessária de peças para o trabalho. O resultado do cálculo já considera os 10% adicionais.

Veja também: Como evitar o desperdício de material de construção

Top