Caipirinha: Conheça os Vários Tipos do Drink

A caipirinha é a bebida típica brasileira. Criada no século XVII, no interior de São Paulo, era usada como remédio para gripe e tinha…

A caipirinha é a bebida típica brasileira. Criada no século XVII, no interior de São Paulo, era usada como remédio para gripe e tinha como principais ingredientes o limão e a cachaça. Com o passar dos anos, o remédio ganhou gelo e açúcar e se tornou um delicioso drink que é conhecido e adorado no mundo todo.

A bebida é um verdadeiro orgulho nacional, com vários prêmios e honras, como: o de Drink mais quente do século segundo a revista americana In Style, uma das dez mais famosas misuras do planeta, pela revista inglesa Drinks International e um dos melhores coquetéis do mundo, segundo a International Bartender Association.

A caipira pode ser feita com diferentes tipos de bebidas como a tradiconal cachaça, vodka, licor, rum, vinho, saquê e até tequila.

A Caipirinha tradicional é composta por:

1 limão Taiti, lavado e sem as extremidades

2 colheres (sopa) de açúcar

1 dose (50ml) de cachaça branca

5 cubos de gelo

Para preparar o drink é necessário cortar o limão ao meio e retirar a parte branca para não amargar. Então, corte-o em 8 partes e coloque as partes em um copo baixo e pequeno. Adicione o açúcar e amasse junto ao limão. Acrescente a cachaça e o gelo e misture com uma colher.

Além da receita tradicional, ainda existe a Caipiroska, que também é chamada de caipivodka. Esta receita é feita da mesma maneira que a tradicional, apenas substitui-se a cachaça pela vodka.

O Caipirão é típico de Portugal. Neste caso a cachaça é trocada pelo Licor Beirão que é composto de eucalipto, alecrim, canela, alfazema e sementes aromáticas. Para prepará-lo, basta seguir o mesmo processo da caipirinha.

A Caipiríssima substitui a cachaça pelo Rum Bacardi, e a única diferença no preparo é que o limão cortado, o rum e o gelo são colocados dentro de uma coqueteleira.

Leia Também:  Vestido que afina silhueta: saiba mais, fotos

A Saquerita é a caipirinha feita com Saquê. Para preparar o drink, basta substituir a cachaça por 1 dose de saquê, o resto da receita segue a tradicional.

O Caipivinho nada mais é do que a típica caipirinha preparada com vinho. O preparo é igual ao das anteriores, apenas tome cuidado com o vinho, pois a qualidade do mesmo influencia muito no sabor.

Além da cachaça ser substituída nas variações do drink, o limão também pode ser substituído por lima da pérsia, cacau, abacaxi, coco, banana, lichia, açaí, framboesa, morango, groselha, manga, acerola, uva, maracujá, caju, cereja, carambola, kiwi, melancia, entre outras.

Para preparar  os drinks com as frutas basta adicioná-las no lugar do limão e seguir o processo da caipirinha tradicional. A diferença  é que no caso de algumas frutas, elas não são simplesmente amassadas com o açúcar, e sim usadas suas poupas como o coco e goiaba.

A caipirinha de coco é feita com leite de coco e creme de leite. Basta misturar os dois ingredientes com o açúcar e adicionar gelo e cachaça.

No caso da caipirinha de uva, adicione 20 uvinhas e amasse-as com açúcar, e coloque a bebida e o gelo.  A Caipirinha de morango segue no mesmo modo da de uva, apenas troque as uvas por 8 morangos.

Para fazer a Caipirinha de Kiwi, use 1 kiwi e siga o mesmo processo das ouras.

Quando for utilizar frutas para fazer os drinks, vale trocar o açúcar por leite condensado. O resultado é muito bom, e o drink ganha uma cara de batida.

Top