Decoração rústica: cores, objetos, dicas

O estilo rústico é bastante influente na decoração, sendo responsável por destacar os elementos robustos e aumentar a sensação de aconchego. Ao contrário do…

O estilo rústico é bastante influente na decoração, sendo responsável por destacar os elementos robustos e aumentar a sensação de aconchego. Ao contrário do que muita gente pensa, a rusticidade não combina apenas com casas campestres, mas também pode marcar presença em imóveis modernos.

Antes de desenvolver um projeto pensando em favorecer o rústico, é importante conhecer as principais características do perfil deste estilo. Com estas informações em mente, fica mais simples fazer as mudanças na decoração e combinar os elementos na medida certa.

A casa totalmente rústica apresenta até mesmo a estrutura condizente com o estilo, como é o caso da residência que deixa as vigas de madeira à mostra. Assim, cabe aos móveis, acessórios e cores reforçarem a proposta.

Dicas de decoração rústica

A decoração rústica garante um clima confortável e aconchegante.

•Móveis
A proposta rústica traz a tona os móveis antigos, ou seja, aquelas peças que apresentam traços retrô e sinais causados pelo desgaste do tempo. Com relação aos materiais mais frequentes, é comum a presença da madeira maciça na estrutura da mobília. Entre todas as espécies disponíveis a venda nas madeireiras, o pinho ainda é o mais usado.

O mobiliário antigo e rural possui características próprias, como é o caso das camas mais estreitas e guarda-roupas maiores. Algumas peças que não são usadas na decoração moderna voltam a ocupar espaço no estilo rústico, como é o caso da penteadeira.

• Objetos
Todos os complementos que forem relacionados ao estilo country podem aparecer numa decoração rústica. As peças antigas, que possuem uma história por traz do design, também são bem-vindas na decoração. Os trabalhos artesanais, principalmente aqueles que exploram as fibras naturais, são apreciados pela estética rústica pelo fato de acrescentar personalidade ao visual do ambiente.

Leia Também:  Decoração com pontos de cor: dicas, fotos

Os objetos que possuem marcas do tempo ressaltam o estilo rústico, como é o caso dos garimpados. Outro aspecto importante ao trabalhar com os acessórios é se preocupar com a sensação de conforto e aconchego que eles proporcionam.

Ambiente agradável e com identidade.

• Cores
As cores neutras possuem espaço garantido na decoração rústica, tais como o branco-sujo, bege, marrom, tons terrosos e pastéis. As estampas dos têxteis também podem ser responsáveis por adicionar cores aos ambientes, como é o caso dos trabalhos com patchwork que exploram os tecidos florais, chita e xadrez.

A casa decorada com elementos robustos e antigos tem tudo para se tornar mais espirituosa, agradável e receptiva. Por isso use as dicas para inovar a decoração de acordo com estilo rústico.

Top