Bancos de sangue para animais em SP

Doar sangue é um ato de generosidade e preocupação com a saúde do próximo. No entanto, não são apenas os humanos que precisam deste…

Por Isabella Moretti em 02/10/2013

Doar sangue é um ato de generosidade e preocupação com a saúde do próximo. No entanto, não são apenas os humanos que precisam deste tipo de ajuda, mas também os animais de estimação.

Os animais também precisam de doações de sangue. (Foto:Divulgação)

Os doadores de sangue do mundo animal

As clínicas e hospitais veterinários enfrentam diariamente a dificuldade de encontrar doadores de sangue no mundo animal.  Na maioria das vezes, os proprietários dos pets desconhecem esta necessidade.

Os bancos de sangue para animais são fundamentais para os casos de cirurgias e acidentes. Contudo, os veterinários precisam encontrar uma compatibilidade de tipo sanguíneo para realizar as transfusões.

Uma das principais dificuldades enfrentadas atualmente é encontrar donos de gatos dispostos a doar o sangue do animal. Muitas pessoas se recusam a deixar o pet passar pelo procedimento porque ele precisa ser sedado. Já os cães são mais resistentes à coleta e toleram bem a contenção física.

Encontrar gatos doadores é sempre mais complicado. (Foto:Divulgação)

Os bancos de sangue de animais funcionam como os bancos de sangue humanos. Os doadores vão até o hospital veterinário e realizam diversos exames para avaliar as condições de saúde. Em seguida, o sangue é coletado, respeitando o peso do gato ou do cachorro. É importante que os animais estejam com a vacinação em dia para se transformarem em doadores.

Para doar sangue, os cães devem ter o peso mínimo de 25 quilos e sem histórico de doenças graves. No caso dos gatos, o peso mínimo é de 4 quilos. Entre os caninos, o volume máximo de sangue coletado é de 15 ml por quilo. Já entre os felinos, este valor é de 12 ml por quilo.

Onde encontrar bancos de sangue para animais em SP?

Confira a seguir os principais bancos de sangue para animais de São Paulo:

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP
O hospital veterinário da USP foi um dos primeiros a implantar o banco de sangue para gatos no Brasil. O hemocentro realiza coletas de segunda a quarta-feira, das 8h às 17h.

Endereço: Bloco 4 do HOVET, dentro da FMVZ-USP, localizada na Avenida Professor Doutor Orlando Marques de Paiva, 87, na Cidade Universitária.

Telefone: (11) 9606-0060.

Hemovet
O local aceita doação de sangue canino.

Endereço: Rua José Macedo, 98, Jardim Independência, Vila Prudente.

Telefone: (11) 2918-8050.

Para doar sangue, o cão não pode ter histórico de doenças graves. (Foto:Divulgação)

Hospital Veterinário Anhembi Morumbi
O hospital tem ótimas instalações e garante uma coleta de sangue segura. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Endereço: Rua Conselheiro Lafaiette, 64 – Brás

Telefone: 2790-4642 ou 2790-4643.

 Pets & Life
A clínica veterinária Pets & Life mantém um banco de sangue particular, tomando os devidos cuidados com coleta e armazenagem. O grande diferencial do lugar é que o banco de sangue funciona 24 horas por dia.

Endereço: R. Araicás, 35 – Jaguaré.

Top