Brotos vegetais: benefícios

Os brotos podem ser servidos em diversas receitas podendo até mesmo serem acompanhados nas saladas. Esse alimento é uma ótima fonte de proteína, minerais,…

Os brotos possuem diversos nutrientes importantes para a saúde.

Os brotos podem ser servidos em diversas receitas podendo até mesmo serem acompanhados nas saladas. Esse alimento é uma ótima fonte de proteína, minerais, vitaminas e são ricos em fibras. Atualmente existe à venda uma imensa variedade de brotos vegetais nos supermercados. Contudo, é possível cultiva-los em casa, pois é necessário pouco espaço. Eles são um depósito rico de nutrientes com alta capacidade curativa, e ainda possuem sabor inesquecível.

Confira os benefícios de algumas variedades de brotos

  • Broto de brócolis

Esse broto possui glucorafanina e sulforafano, fitoquímicos que reduzem as chances de desenvolvimento do câncer de mama. Os grãos germinados, são muito mais ricos em fitoquímicos se comparados com a planta já madura. Chegam a ter de 10 a 100 vezes mais a quantidade dessa substância. Além disso, ele possui indol-3-carbinol, que bloqueia o crescimento do tumor da mama e diminui o risco de incidência da doença.

Broto de brócolis ajuda a prevenir o câncer de mama.

  • Broto de girassol

É rico em substâncias antiinflamatórias e antioxidantes, que protegem todas as células do nosso organismo. A ação antioxidante é realizada pelo ômega-6, que auxilia no controle da hipertensão e do colesterol alto. Além disso, o broto de girassol possui betacaroteno e vitamina E, que protegem dos problemas cardiovasculares.

  • Broto de quinua

Essa planta possui em sua composição as vitaminas B1, B2, B3 e B6, que produzem mais energia para o corpo. É, também, fonte de ácido fólico e ferro. Além de todos esses nutrientes, possui muitos outros, contribuindo para fortalecer o sistema imunológico e aumentar a disposição, alguns exemplos são: cobre, magnésio, manganês, fósforo, potássio e zinco. Por isso, o broto de quinua é considerado o alimento mais completo do mundo pela ONU.

  • Broto de trigo
Leia Também:  Pisos para interiores: como escolher

Riquíssimo em carboidratos, o broto de trigo possui proteínas e ômega-6. Vitaminas do complexo B, vitamina E, ácido fólico, além dos minerais, ferro, magnésio e manganês, formam um coquetel reforçado que afasta doenças e dão mais energia ao corpo.

  • Broto de lentilha

O broto da lentilha possui as vitaminas C, E, e ainda ácido fólico. Dentre os minerais, podemos listar o ferro, fósforo e potássio, substâncias que fortalecem todos os músculos, incluindo o que forma o coração. Esse broto possui alto teor de proteínas, que somam aproximadamente 24% de sua composição.

  • Broto de feijão

Os feijões possuem uma grande variedade de brotos. Veja algumas qualidades de feijões e suas substâncias:

Feijão-azuqui: possui vitamina C, ferro e proteínas;

Feijão-fradinho: contém vitamina C e potássio;

Feijão-mungo: popularmente conhecido como feijão-da-índia, tem as vitaminas A e C, fósforo e ferro. Pode ser também utilizado na medicina oriental para baixar a temperatura em casos de febre;

Feijão-roxo: possui todas as vitaminas do complexo B, cálcio, potássio e ferro.

Existem alguns brotos diferentes de feijão para sua escolha.

Os brotos vegetais são ricos em nutrientes essenciais a nossa saúde. Escolha aquele que mais gosta e coloque-o na dieta da sua família para usufruir dos benefícios proporcionados por esse alimento natural.

Top