Benefícios da água para o corpo

PUBLICIDADE

É muito comum ouvirmos que um ser humano adulto deve ingerir algo entre 1,5L e 2L de água por dia. Mas muitas pessoas não tem muita certeza do porque é necessário tomar tanta água, ou não sabem que mulheres grávidas, amamentando e crianças pequenas precisam ingerir ainda mais água para dar conta de suas necessidades físicas. O corpo humano é formado por cerca de 70% de água, que está presente na composição de todos os tecidos que fazem parte do nosso corpo, até mesmo nos ossos. E o corpo humano não tem a capacidade de armazenar água. O resultado disso é que você pode morrer de sede muito antes de morrer de fome: o corpo humano pode passar semanas sem comida enquanto apenas quatro dias sem beber água podem ser fatais. É claro que a água que entra no nosso organismo não é apenas aquela que bebemos, a água que consumimos comendo frutas, como no caso da melancia, também entra nessa conta. Mas só essa ingestão não vai ser o suficiente para manter o seu organismo saudável e funcionando em um ritmo normal.

É possível distinguir de longe uma pessoa que não se hidrata bem: os cabelos ficam frágeis, as unhas quebradiças, a pele ressecada, os lábios rachados. Isso sem falar que há inchaço (pois o organismo tenta remediar a situação retendo líquidos) e a urina fica mais ácida e escura, com um cheiro mais forte. O ideal é que ela seja clara e sem cheiro e que você vá ao banheiro cerca de quatro vezes por dia – isso significa que você está bem hidratado. Existem muitos outros problemas de saúde que podem ser causados pela falta de água no nosso organismo, como cálculos renais e aumenta a concentração de sódio no nosso sangue, além de atrapalhar o funcionamento de todas as nossas células.

Não é recomendado que você beba água durante as refeições, pois ela pode dificultar a ação do suco gástrico, causando indigestão. Mas beber água ao longo do dia e antes das refeições pode ser uma ferramenta importante para quem está brigando com a balança: o estômago fica um pouco preenchido, enviando para o cérebro a mensagem de saciedade mais cedo. O consumo de água combinado com o consumo adequado de fibras também é outra ferramenta para ajudar no emagrecimento, regulando o funcionamento do sistema digestivo e da eliminação de toxinas do nosso organismo. Conforme ficamos mais velhos, aumenta a perda de água do nosso organismo e diminui a capacidade dele nos avisar disso. O ideal é estarmos sempre de olho na nossa ingestão de líquidos e tomar água sempre que lembrarmos: a desidratação pode acabar matando pessoas mais idosas! A partir dos 25 anos é normal que o organismo comece a perder água, por isso é importante adotarmos o hábito de bebê-la o mais cedo possível, já que não armazenamos muita água e precisamos dela para todo o funcionamento de nosso organismo, uma desidratação pode acabar causando até confusão mental! A quantidade de água que deve ser consumida diariamente depende muito da pessoa, da idade, do tipo de alimentação que se tem e até do clima e das atividades realizadas ao longo do dia, por isso é bom sempre estar atento aos sinais da desidratação. Está com a boca seca? Levante e pegue um copo de água!

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.