Bronquite: O Que É?

  Muitos são os problemas respiratórios que desencadeiam nos seres humanos. Alguns muitos sérios e que necessitam de muito acompanhamento médico. Dentre os problemas…

 

Muitos são os problemas respiratórios que desencadeiam nos seres humanos. Alguns muitos sérios e que necessitam de muito acompanhamento médico. Dentre os problemas respiratórios, encontra-se a Bronquite.

A bronquite é a inflamação dos brônquios, canais pelos quais o ar chega até alvéolos. Existem dois tipos de bronquite, a aguda, que geralmente é causada por vírus ou bactérias e que dura  diversos dias e até semanas.

E a bronquite crônica, que tem duração de anos, e não é necessariamente causada por uma infecção, geralmente faz parte de uma síndrome chamada “doença pulmonar obstrutiva crônica”.

As pessoas acometidas de bronquite crônica, as vias aéreas estão estreitas, tensas e muitas vezes cheias de muco, resultando na redução da passagem do ar.

A bronquite aguda ou crônica é caracterizada por tosse e expectoração, que expulsa, por meio da tosse, secreções provenientes da traqueia, brônquios e pulmões e sintomas relacionados à obstrução das vias aéreas pela inflamação e pelo expectorado, com dificuldade de respiração e chiados.  O tratamento pode ser realizado com antibióticos, broncodilatadores, entre outros.

Os broncodilatadores melhoram o fluxo de ar nesta doença, aliviando a falta de ar e a sibilância. Podem ser utilizados através de nebulizações, nebulímetros, capsulas de inalar, comprimidos, xaropes, etc. o meio mais pratico é o uso de nebulímetros, pois estes podem ser utilizados tanto em casa quanto fora, além de apresentarem menor freqüência de efeitos indesejáveis. Os nebulímetros são semelhantes à bombinha da Asma.

A melhor maneira de diagnosticar o problema é através de consulta médica, somente o especialista poderá verificar cada sintoma e prescrever a medicação correta.

Na bronquite crônica é importante a vacinação anual contra o vírus causador da gripe, uma vez que esta pode piorar a doença. É indicado também o uso da vacina contra o pneumococo, que é a principal bactéria causadora de infecções respiratórias, entre elas a pneumonia. A vacina dever ser feita uma única vez e, em casos específicos, pode ser repetida depois de cinco anos.

A bronquite é uma doença que exige cuidados e tratamento. Os problemas respiratórios não tratados podem levar a pessoa inclusive a morte. A qualquer sinal de dificuldade respiratória consulte um médico, ele pode avaliar a gravidade e indicar o melhor tratamento.

Top