Cãibra: o que é?

  As cãibras, ou câimbra, é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, normalmente muito dolorosa, que pode durar alguns segundos ou até vários…

Por Redacao em 22/06/2009

 

As cãibras, ou câimbra, é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, normalmente muito dolorosa, que pode durar alguns segundos ou até vários minutos. A cãibra pode atingir um ou mais músculos de uma vez. Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações. Os mais comuns são: panturilhas ou batata da perna, músculos anteriores e posteriores da coxa, pés, mãos, pescoço, abdômen.

cãibra causa uma intensa dor, que significa aperto desconfortável, pressão ou beliscão de acordo com o seu termo de origem cramp/cram (anglosaxã).

Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitaçao dos nervos que estimulam os músculos.

As causas mais comuns são a perda de água e sal no organismo através de suor excessivo, conhecido como câimbras de calor. Diminuição de cálcio no sangue determinada por diversas doenças, entre as quais, distúrbios das glândulas supra-renais, fadiga muscular, posições incômodas de pernas e braços e varizes nas pernas. Se a câimbra aparece esporadicamente durante exercícios muito intensos, provavelmente trata-se da chamada “câimbra do esportista”, que pode ser causada por excesso de ácido láctico ou fadiga aguda das fibras musculares.

Mas as câimbras muito frequentes merecem uma cuidadosa investigação médica. Elas podem ser de origem vascular (por uma isquemia local), neuromuscular (por uma miopatia alcoólica) ou de origem metabólica (intoxicação por cafeína, hipoglicemias, intoxicação por colchicina.

São necessárias boas condições de oxigenação para evitar as cãibras. Uma vez sentindo-as, é necessário parar a atividade e respirar profundamente, massageando a área. Existem condições clínicas específicas que levam a cãibras e que devem ser tratadas especificamente por profissionais de saúde, como anemias.

Comer alimentos ricos em potássio, como banana e batata não-descascada, podem ajudar a prevenir as cãibras musculares.

Contra as cãibras dos esportistas, praticando o esporte sem sapatos coloca os pés em contato direto com o chão para eliminar a eletricidade estática.

Contra as cãibras noturnas, é só usar uma pequena almofada anti-estática.

Caso suas cãibras sejam constantes, o ideal é procurar ajuda médica.

Top