Casas rústicas decoradas

O estilo rústico tem se tornado sinônimo de aconchego e naturalidade na decoração. As casas que incorporam a proposta exibem traços mais robustos, capazes…

A rusticidade das pedras naturais e a lareira acolhedora. (Foto: Divulgação)

O estilo rústico tem se tornado sinônimo de aconchego e naturalidade na decoração. As casas que incorporam a proposta exibem traços mais robustos, capazes de ressaltar a ideia de campo e regresso as origens. Há várias ideias que podem ser trabalhadas na decoração rústica, levando em conta os móveis, os acessórios e o revestimento.

A própria arquitetura será um forte indicador para definir o estilo rústico, afinal, normalmente as casas que seguem a proposta são estruturadas com madeira e apostam em fachadas bem impactantes no que diz respeito ao robusto. No interior da residência, é comum encontrar móveis gastos pelo tempo e que são aproveitados com muita empatia pela decoração. As peças artesanais e os têxteis com padrões diversificados também ajudam a dar forma ao clima rústico.

A decoração rústica possui um estilo próprio e possui forte ligação com aquilo que costuma ser definido como campestre. A mobília antiga também pode ser incorporada pelos cômodos, sem é claro, perder o equilíbrio ou se desvincular do estilo rústico. A presença de determinados materiais na composição de ambientes também aparece como um ponto muito importante.

Características da decoração rústica

Os móveis são distintos e passados de geração para geração. É normalmente no contexto rústico que as pessoas podem usar a mobília antiga da vovó ou alguma outra antiguidade de família para decorar o espaço com visual bem agradável.

– É muito importante valorizar na decoração rústica o clima do campo e o contato com a natureza. Diversos itens podem ajudar a reforçar a proposta, como os móveis de couro, madeira de demolição, palha e junco. No caso de uma mobília antiga, a restauração se aprensenta como uma ótima aposta para inovar as peças sem perder os traços característicos.

Casa rústica estruturada com madeira e decorada com móveis antigos. (Foto: Divulgação)

– A essência da decoração rústica está muito associada ao country e as peculiaridades do universo sertanejo. O ferro e a madeira passam a ser usados para decorar a casa, principalmente no que diz respeito aos móveis para o quarto. O pinho se destaca como a espécie de madeira mais usada, estando ele no estado puro ou pintado. As imperfeições de cada item mobiliário são sempre evidenciadas.

Leia Também:  Como os ossos colam?

– As peças artesanais são muito importantes para os ambientes rústicos, tais como os potes de barro, galinhas de angola decorativas, cerâmicas, cestos de bambu, tapetes com tramas de fibra natural, almofadas confeccionadas com retalhos, panelas de ferro e colchas de patchwork. Essa variedade de acessórios permite invocar o espírito rústico em cada ambiente da casa, de acordo com as necessidades.

– Na paleta de cores, vale destacar o branco-sujo, bege e os tons terra. No revestimento horizontal, vale apostar no soalho como um acabamento tipicamente rústico, já nas paredes o projeto pode trabalhar com tijolinhos a vista, pintura texturizada ou painéis de madeira de demolição.

Confira a galeria de fotos e tenha boas ideias:

Top