Bolsas De Estudo Em Escola De Música

Estudar música não é para qualquer pessoa, afinal, para construir carreira nessa área é necessário ter talento e aptidão tanto para os instrumentos como…

Por Isabella Moretti em 07/07/2011

Estudar música não é para qualquer pessoa, afinal, para construir carreira nessa área é necessário ter talento e aptidão tanto para os instrumentos como para o canto. O universo artístico é sempre muito complicado, concorrido e pouco valorizado no mercado de trabalho, mas com certeza quem conseguir trabalhar com música terá uma vida profissional repleta de prazeres.

Várias instituições de ensino superior pelo Brasil oferecem o curso de música na forma de bacharelado ou licenciatura. Nas universidades públicas, além de prestar o vestibular tradicional, os candidatos as vagas disponíveis para a graduação precisam demonstrar habilidade no teste de aptidão aplicado. Dessa forma fica claro que antes de fazer uma faculdade de música é fundamental já ter contato com instrumentos.

O músico graduado pode sim encontrar oportunidades para atuar no mercado de trabalho, participando de concertos de música erudita, sendo instrumentista de qualquer gênero e ainda construindo uma carreira como professor. O profissional precisa ser apaixonado por música, ter sensibilidade auditiva, criatividade e estar disposto a aprender a cada dia com o amplo universo musical.

Uma faculdade de música que realmente tem formado grandes profissionais é a ECA-USP, que a cada vestibular tem suas vagas extremamente disputadas. Os alunos participam de atividades de pesquisa, aprimoram a produção musical através de novos conhecimentos e exercitam as habilidades através das disciplinas. Outras universidades públicas do Brasil também oferecem o curso de música, como UNESP, UFRJ e UNICAMP.

Estudar música com bolsa acaba sendo uma oportunidade para poucos, afinal, é necessário demonstrar as competências artísticas para conseguir uma vaga num curso de qualidade e se formar sem qualquer tipo de custo. Alguns projetos e concursos já foram responsáveis por encaminhar muitos brasileiros para estudar música no exterior, tendo como destino países como Alemanha e Suíça.

A bolsa de estudo internacional representa chance para conquistar o sucesso, além do que o bolsista acumula uma bagagem de novas experiências vivendo e estudando em outro país. O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) trabalha com um programa de bolsas especialmente criado para atender os brasileiros. A iniciativa procura complementar a formação dos graduados em música e conta com o apoio de várias instituições.

Quem ainda está dando os primeiros passos para construir uma carreira na área de música também pode contar com a oferta de bolsas de estudo em escolas de música. O Conservatório de Tatuí, por exemplo, trabalha com um programa de concessão de bolsas que incentivam vários jovens a participar de um curso. Alunos matriculados podem vir a ganhar auxílio financeiro quando apresentam alta performance e ainda participar de grandes eventos. A cada semestre o Conservatório seleciona seus novos alunos através de testes de aptidão. Na escola de música em Tatuí é possível encontrar cursos de instrumentos de cordas, sopro, piano erudito, percussão, entre outros.

Ainda se tratando dos jovens talentos da música no Brasil, vale à pena ressaltar o Programa de Bolsas de Estudos do Projeto Guri. A iniciativa apóia os estudos musicais e pode conceder até mesmo uma experiência no exterior para os participantes. Cada candidato tem a chance de faturar uma bolsa de até 45 mil reais para ter uma formação de qualidade como músico. Instituições brasileiras renomadas também recebem alunos do Projeto Guri para o estudo de música com a bolsa.

Depois de conhecer como conseguir bolsa de estudo na área de música, avalie o seu perfil e busque uma oportunidade.

Top