Como Fazer uma Dedicatória de Trabalho

PUBLICIDADE

Os trabalhos acadêmicos exigem muito mais do que uma simples explicação do assunto abordado, um trabalho acadêmico é muito abrangente e é necessário que seja trabalhado diversos fatores. Um destes fatores é a dedicatória, esta pode ser colocada em muitos trabalhos como também em livros. É na dedicatória que você indica à quais pessoas ou coisas você dedica o seu trabalho.

É na dedicatória que expressamos o que sentimos, por meio de palavras. Ela serve para indicar aquelas pessoas que foram importantes para você durante todo o seu trabalho. Pode ser usada para homenagear alguém, indicar o trabalho como um presente, mostrar agradecimento e inúmeras outras utilidades. Escrever uma dedicatória é mais fácil do que se imagina, muitos pensam que é preciso saber escrever bem ou abranger o máximo de pessoas possíveis, porém a dedicatória é um meio de expressar pensamentos pessoais que serão expostos para todos que lerem.

Antes de começar a escrever selecione primeiro aquelas pessoas ou seres que você considera importante para sua vida ou que foi importante durante o desenvolvimento do trabalho, por exemplo pessoas da família, como filhos, esposo (a), pais e entre outros, ou ainda aqueles amigos que você adora, o melhor professor que auxiliou na feição do trabalho ou animais, Deus, etc. Como dito, o negócio é escolher aqueles mais especiais, que de alguma forma ajudaram em sua vida e no trabalho acadêmico.

PUBLICIDADE

Feito isto agora é só começar a escrever. Caso você selecionou muitas pessoas pode dificultar um pouco, por isso o ideal é escolher as mais importantes, porém se todas forem importantes uma dica é dividi-las em grupos, por exemplo: caso você escolheu muitos familiares dedique à sua família, pessoas intimas dedique aos seus amigos, muitos educadores dedique aos professores, etc.  Porém não basta citar estas pessoas escolhidas é necessário também que você diga o porquê elas foram importante, isoladamente. O uso da palavra “porque” é dispensável, bastando apenas dizer logo depois de citado o nome como a pessoa contribuiu, por exemplo um filho, como ele te ajudou? Auxiliou durante o trabalho? Reconheceu a sua profissão ou trabalho? Te fez feliz? Escolha então o motivo mais significativo para cada pessoa ou grupo de pessoas.

Vamos ver um exemplo de dedicatória:

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pela saúde, fé e perseverança que tem me dado. A Fulana, minha fiel companheira na hora da tribulação. A meus filhos , Fulano e Beltrano, pelo reconhecimento à minha profissão, os quais têm desejado em um futuro próximo fazer educação, sabendo dos desafios do educador no contexto atual. A meus pais, a quem honro pelo esforço com o qual mantiveram seis filhos na escola pública, permitindo-lhes condições de galgar êxito na sociedade letrada. A meus amigos pelo incentivo a busca de novos conhecimentos, a todos os professores e professoras que muito contribuíram para a minha formação, dos quais tenho boas lembranças e à professora mestra, senhora Fulana de tal, pela sabedoria e dedicação com a qual supervisionou o Estágio, levando em consideração os problemas que fazem parte do contexto de seus alunos, sendo sensível às diversas situações entraves que lhes foram apresentadas. (Fonte: Shvoong.com)

Apesar de ser um texto opcional, a dedicatória é o momento em que você diz para alguns o quanto eles foram importantes e com certeza os deixaram muito orgulhosos. Não importa a maneira com que você escreve, pode ser formal, coloquial ou qualquer outro tipo de linguagem, o importante é expressar seus sentimentos.

Leia também:

1 comentário

  • mais o menos

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.