Bolha nos pés: como tratar

Quem passa o dia de sapato fechado ou pratica esportes com frequência corre o risco de sofrer com bolhas. Elas surgem nos pontos de…

Por Élida Santos em 14/12/2012

Quem passa o dia de sapato fechado ou pratica esportes com frequência corre o risco de sofrer com bolhas. Elas surgem nos pontos de tração, como por exemplo, a planta dos pés, ou nos entre o pé e o tênis (ou meia). Para essa coluna, selecionei algumas dicas que diminuem a chance das bolhas aparecerem. As bolhas nos pés incomodam, mas existem meios de prevenção e tratamento.

Leia mais sobre: Bolhas no pé: como e por que se formam?

Cuide da saúde dos seus pés (Foto: Divulgação)

Dicas para não ter bolhas nos pés

Para não sofrer com esse mal de esportista profissionais e de final de semana, ou de pessoas que são “reféns” dos sapatos fechados, confira abaixo algumas dicas importantes para a prevenção das bolhas nos pés:

– Não compre sapatos e tênis com costuras grossas internamente, apertados demais ou com folga que possam gerar aderência entre o calcanhar e o calçado;

– Depois de escolher um tênis ou sapato novo os amacie antes de usá-los pra valer;

– Proteja o calcanhar com esparadrapo se perceber que tem um calçado que o machuque;

– Não vista sapatos com os pés molhados, pois essa é uma das causas de bolhas;

– Esportistas devem escolher meias que não acumulam suor;

– Coloque vaselina entre os dedos antes de começar o treino, pois essa substância ajuda com relação a aderência.

Saiba mais sobre: Bolhas nos pés: como evitar, dicas

Seque bem os pés para evitar bolhas (Foto: Divulgação)

Aprenda a tratar as bolhas

Mesmo depois de tomar todas as medidas preventivas você está com bolhas nos pés? Então, aprenda a se livrar delas com saúde.

– Bolhas que não incomodam: Algumas vezes as bolhas aparecem, mas não incomodam tanto. Nesse caso, deixe-as desaparecerem sozinhas e evite os calçados que causam machucados assim em seus pés. Passar o máximo de tempo possível de chinelos e sandálias abertas, para que seu pé tome um ar e as bolhas não sejam pressionadas ajuda;

– Bolhas que causam dores: As bolhas nos pés, quando dolorosas, podem ser eliminadas. Para isso, esterilize uma agulha com álcool e fure as bolhas. Desse modo elas secarão mais rapidamente;

– Pomadas anti-inflamações : Pomadas previnem inflamações ajudam na cicatrização das bolhas. Existem muitas marcas que podem ser compradas em farmácias sem receita.

Se você verificar que as bolhas dos seus pés estão demorando para sarar, ou se perceber que são mais graves que deveriam, procure um dermatologista imediatamente.

Top