Birdwatching: observação de pássaros

Birdwatching é uma modalidade de ecoturismo e consiste na observação de pássaros

Em uma época em que a ecologia se mostra tão importante para um turismo sustentável, algumas práticas não muito conhecidas ganham mais destaque e um maior número de adeptos. O ramo do ecoturismo tem crescido cada vez mais, trazendo as mais variadas modalidades para um país tão rico ecologicamente quanto o Brasil.

Entre as práticas que vêm sendo divulgadas e conseguindo praticantes interessados em preservar a natureza está o Birdwatching, que consiste basicamente na observação de aves. Essa modalidade de ecoturismo não apenas possui um baixíssimo impacto ambiental, como também se mostra culturalmente enriquecedora, uma vez que aumenta o conhecimento sobre estes belos espécimes.

A observação de aves no Brasil

O Brasil possui uma grande variedade de fauna e conta com mais de 1800 espécies de aves catalogadas

O Brasil é um país rico em sua fauna e flora, porém, embora existam mais de 1800 espécies de aves conhecidas em seu território, a prática do Birdwatching é considerada recente, passando a ganhar maior número de adeptos a partir das décadas de 1970-1980, com a criação dos primeiros clubes de observadores de aves. Estes clubes promoviam atividades isoladas, sem muitos interessados.

O aumento do número de interessados na prática cresceu a partir de meados de 1990, após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, quando houve uma maior divulgação das belezas e riquezas naturais brasileiras. No ano de 1997,  o primeiro encontro de observadores de aves e turismo no Rio de Janeiro ocorreu, porém, sem grande participação. Desde então, a partir da criação da primeira lista brasileira de ornitologia da internet, que permitiu a troca de informações de ornitólogos e estudantes, em 2001, a procura por cursos específicos para observação de aves cresceu, assim como clubes, o que mostra que este ramo de ecoturismo tem não apenas um grande futuro, mas também um nível de aceitação e interesse crescente em meio a população, principalmente os membros da classe média.

Leia também: Turismo ecológico na África do Sul

Você também pode gostar de: Turismo de aventura no Brasil

Como praticar o Birdwatching

Desde 2001, a prática da observação de pássaros tem crescido muito no Brasil

Para aqueles que possuem interesse em praticar esta modalidade de pesquisa ecológica e aproveitar que nossa Mata Atlântica possui o maior número de aves tropicais catalogadas em todo o mundo, diversos cursos já são oferecidos. Hoje, na era digital é possível encontrar ótimos cursos a distância, ministrados pela internet, como é o caso do curso oferecido pelo Portal Educação.

Além dos cursos, empresas e agências de viagem  prepararam pacotes específicos para observadores de aves. Você pode verificar um dos melhores pacotes para observadores de aves no site da Agência Ar bonito e consultar tanto os locais visitados quanto o preço.

Não podemos mais fazer turismo sem nos importar com o meio ambiente. A verdade é que a consciência ecológica deve passar a fazer parte do nosso dia a dia. Pratique o ecoturismo, com certeza será uma experiência gratificante.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply