Cores de Casas 2012 – como escolher

As cores desempenham papel fundamental para a decoração dos ambientes residenciais. Dependendo da forma como são usadas, elas podem criar estímulos, aguçar sensações e…

Por Isabella Moretti em 19/01/2012

Cores vibrantes se alinham no mesmo ambiente

As cores desempenham papel fundamental para a decoração dos ambientes residenciais. Dependendo da forma como são usadas, elas podem criar estímulos, aguçar sensações e influenciar no comportamento dos moradores. Desta forma, é muito importante conhecer a psicologia das cores antes de desenvolver um projeto de decoração.

As possibilidades oferecidas pelo círculo cromático podem ser classificadas em três grupos: cores quentes, frias e neutras. Além de avaliar o significado do tom individualmente, também é preciso buscar harmonia nas combinações ou mesmo valorizar as tendências que estão em alta.

Tendências de cores para 2012

Graças à tendência color blocking, as cores vibrantes e intensas estão em alta na decoração. Elas podem ser aplicadas no espaço em parceria, criando um efeito vivo e alegre. Com as nuances luminosas em destaque, tons como vermelho, laranja, azul, amarelo e rosa invadem os espaços residenciais para configurar um visual marcante para 2012.

Color blocking é perfeito para uma decoração mais ousada e colorida

Escolhendo as cores ideais para a casa

A cor é um verdadeiro indicador de personalidade, sendo ainda capaz de reforçar um estilo na hora de decorar. Outro fator importante configura na forma como as cores se relacionam. Para esclarecer as principais dúvidas a respeito do assunto, confira a seguir algumas informações importantes sobre os grupos.

Cores quentes

O vermelho se destaca como uma cor impactante, capaz de aumentar a coragem e simbolizar o poder. Mas, o seu uso deve ser moderado no ambiente para não despertar a sensação de violência ou insensibilidade.

Outro tom que merece destaque na paleta das cores quentes é o amarelo, responsável por iluminar o ambiente decorado e contribuir com a inteligência. A concentração de energia é muito grande devido à referência que o tom faz ao sol.

Uma composição aconchegante para sala com laranja

O laranja é resultado do vermelho com amarelo e se apresenta como um verdadeiro estimulador de criatividade. É vivo, alegre e promete aumentar a confiança das pessoas. Por fim, o grupo é completado pelo rosa, que deixa o ambiente muito agradável e proporciona calor.

Os tons quentes são perfeitos para deixar um ambiente mais ativo e dinâmico, por isso se harmonizam com os espaços de convivência. Eles contribuem com a questão do conforto e aconchego do lar.

Cores frias

O azul é uma das principais cores frias e pode ser empregada em diversos ambientes. Ela tem a função de levar calmaria aos ambientes, por isso representa a melhor opção para as áreas de descanso. Cabe ao azul desempenhar um papel terapêutico e favorecer a meditação.

Tranquilidade e frescor ganham expressão neste ambiente

Tal como todas as cores frias, o verde favorece o frescor e a tranquilidade dentro de um espaço. O tom se destaca ainda como um dos mais poderosos devido à associação com a liberdade, harmonia e natureza. O violeta é uma cor perfeita para ser usada na decoração do quarto, afinal, ela combate a insônia e contribui com o relaxamento. O roxo se destaca como a variação do violeta e serve de estímulo para a espiritualidade.

Os tons frios conseguem criar uma sensação de frescor nos ambientes, mas é necessário usá-los com cuidado para que isto não seja convertido em frieza.

Cores neutras

Cores neutras prevalecem na decoração deste espaço

Os tons que pertencem a este grupo são perfeitos para criar uma atmosfera atemporal. Há uma longa lista de possibilidades, como branco, creme, bege, cinza, preto e castanho. As cores se destacam por facilitar às combinações, se ajustando as tonalidades quentes e frias.

Aproveite as dicas para escolher as cores adequadas para cada cômodo.

 

Top