Receita de pão de queijo mineiro

Muito saboreado em todo o Brasil e também famoso no exterior, o pão de queijo é um dos principais representantes da culinária de Minas…

Muito saboreado em todo o Brasil e também famoso no exterior, o pão de queijo é um dos principais representantes da culinária de Minas Gerais. Se você quer aprender a fazê-lo em casa e variar um pouco dos produtos encontrados nas padarias, confira uma deliciosa receita de pão de queijo mineiro.

O pão de queijo é um dos principais representantes da culinária mineira (Foto: Divulgação)

Perfeito para o café da manhã, o lanche da tarde ou a qualquer hora, seja acompanhado de uma xícara de café (ou chá), um copo de suco ou refrigerante, o pão de queijo é uma excelente opção para matar a fome, ainda mais feito em casa e consumido quentinho, assim que sair do forno.

Fazer pão de queijo é muito fácil, já que a receita não tem nenhum mistério e os ingredientes são encontrados em qualquer cozinha.

Pão de queijo de liquidificador

Pão de queijo de aipim

Receita de pão de queijo mineiro

Os ingredientes para o pão de queijo mineiro são bem simples e fáceis de encontrar (Foto: Divulgação)

Para preparar o legítimo pão de queijo mineiro, guloseima que tem até uma data especial, 17 de agosto, quando é comemorado o “Dia do Pão Queijo”, serão necessários os seguintes ingredientes:

– 500 gramas de polvilho doce

– Um copo (americano) de leite

– 600 gramas de queijo Minas ralado

– 50 gramas de manteiga

– ½ colher rasa (de chá) de sal

– Três ovos

Modo de fazer

Em uma panela, derreta bem a manteiga, misturando o sal e o leite, sem deixar ferver. Em outro recipiente, coloque o polvilho e despeje, aos poucos, o conteúdo da panela, misturando com as mãos. Reserve e deixe esfriar.

Continuar Lendo  Batata Yacon: benefícios

Na sequência, acrescente os ovos, um a um, alternados com o queijo, e vá sovando até a massa ficar homogênea. Agora, faça bolinhas com a nova massa e passe-as para uma forma levemente untada com óleo, levando ao forno quente (200ºC) pré-aquecido por cerca de 40 minutos (ou até que o pão de queijo esteja dourado).

Dicas

O pão de queijo é uma excelente opção para o café da manhã, o lanche da tarde ou para matar a fome em qualquer horário (Foto: Divulgação)

Agora que você já conhece a típica receita do pão de queijo de Minas Gerais, pode incrementá-la com alguns ingredientes extras, para deixar esse representante da culinária mineira ainda mais saboroso.

É possível, por exemplo, trocar o polvilho doce pelo azedo, mesclar o queijo Minas com outros tipos de queijos (parmesão, prato, mussarela, etc), polvilhar as bolinhas com parmesão fino antes de levá-las ao forno e até rechear o pão de queijo.

Entre as opções de recheios de pão de queijo, estão requeijão cremoso, frango desfiado, presunto, mortadela, calabresa, azeitonas, goiabada, doce de leite e outros tipos de queijos, por exemplo.

Top