Beterraba ajuda a baixar pressão

A beterraba é um alimento que traz muitos benefícios à vida do indivíduo. Entre as diversas vantagens atribuídas ao seu consumo, podemos citar a…

Por Editorial MDT em 19/03/2013

A beterraba é um alimento que traz muitos benefícios à vida do indivíduo. Entre as diversas vantagens atribuídas ao seu consumo, podemos citar a redução do risco de cânceres, fortalecimento do sistema imunológico (de defesa) e ainda colabora na redução da pressão arterial. Além disso, é uma fonte, razoável, de nutrição. Conheça abaixo algumas informações sobre como a beterraba ajuda a baixar a pressão.

Conheça a receita de bolo de chocolate com beterraba.

A beterraba é fonte de nutrientes essenciais para a vida. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre a beterraba

A beterraba é um vegetal que tem diversas utilidades, podendo ser servida como acompanhamento, usada em saladas ou como condimentos. No entanto, as folhas da beterraba são consideradas as partes mais nutritivas do alimento, podendo elas serem consumidas cozidas ou servidas da mesma forma que o espinafre e a acelga.

É importante ressaltar que alguns nutrientes do alimento podem se perder durante o processo, porém o sabor do vegetal permanece. Assim, para obter os benefícios, a melhor forma de preparar o alimento, é fervê-la com casca, o que ajuda a preservar os nutrientes e a cor vermelha do alimento.

Saiba quais são os nutrientes oferecidos pela beterraba

As beterrabas possuem baixo valor calórico e ainda são fontes de minerais e vitaminas. Entre eles podemos citar:

  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Beta-caroteno;
  • Folato;
  • Vitamina C.

Assim, independente da forma de consumo desse alimento, é ideal que a beterraba faça parte do cardápio do indivíduo. Isso porque ela é essencial para manter uma vida saudável.

O controle da pressão arterial é imprescindível para manter uma vida saudável. (Foto: divulgação)

Saiba como a beterraba colabora na redução da pressão arterial

Uma pesquisa britânica comprovou que o consumo de meio litro de suco de beterraba por dia, pode ajudar a baixar a pressão sanguínea, de forma significativa. Esse efeito benéfico é atribuído a uma substância contida no vegetal, o nitrato. Este também pode ser encontrado em vegetais verde-escuros e folhosos.

Nitrato – o principal beneficiador

Antigamente, os benefícios da beterraba eram atribuídos ao seu alto conteúdo de vitaminas antioxidantes. No entanto, após a pesquisa, foi comprovado que na verdade, o fator beneficiador do vegetal, é o nitrato. Este é convertido em nitrito, sob a ação de bactérias presentes na saliva e na língua. Ao ser engolido,  nitrito chega até o estômago, onde é convertido em óxido nítrico. Como consequência dessa conversão, os vasos sanguíneos do corpo aumentam seu diâmetro (vasodilatação) pela ação do óxido nítrico, colaborando com a redução da pressão arterial.

O suco de beterraba ajuda no controle da pressão arterial. (Foto: divulgação)

Muitos indivíduos são portadores de hipertensão arterial, sendo necessário o uso de medicamentos para o controle dos níveis pressóricos. No entanto, através de uma alimentação saudável é possível prevenir o problema e, até mesmo, reduzir os valores da pressão arterial. Após conhecer os benefícios que a beterraba oferece, em especial, em relação à pressão, basta adicioná-las à dieta e obter as vantagens.

Conheça os benefícios da beterraba para a saúde.

Top