Bengala para deficientes visuais: como escolher?

A bengala é uma ferramenta importantíssima para deficientes visuais e ajuda a aumentar sua independência. Quando usada corretamente, a bengala oferece mais segurança, ajudando a pessoa a encontrar obstáculos como escadas, calçadas e coisas que possam estar em seu caminho. Outra vantagem importante é que a presença desse objeto faz com que outras pessoas percebam o deficiente visual e possam prestar ajudar, caso necessário.

A bengala é uma ferramenta indispensável no dia a dia. (Foto: divulgação)

Apesar de seus vários benefícios, a adaptação ao uso da bengala pode ser bastante difícil no começo, mas a escolha da bengala ideal facilita esse processo. Fique por dentro do assunto e saiba como escolher bengala para deficientes visuais.

Como escolher bengalas

A maioria das bengalas para cegos são feitas de alumínio, fibra de vidro ou fibra de carbono. Apesar dos modelos serem bastante parecidos, constituídos por tubos ocos de formato cônico, algumas diferenças podem ser bastante significativas no dia a dia. Confira as dicas:

  • Bengalas de alumínio

Geralmente possuem um preço bastante acessível, mas não são os modelos mais resistentes, uma vez que podem facilmente acabar se deformando e, consequentemente, perdendo sua utilidade.

  • Bengalas de fibra de vidro

Também possuem um preço razoável, mas mesmo que se dobrem um pouco, acabam voltando à forma original. Atualmente os modelos mais modernos são feitos de material bastante leve, mas ainda assim, com o passar o tempo, perdem a cor e desbotam, resultando numa aparência envelhecida.

As bengalas desmontáveis são as mais populares. (Foto: divulgação)

  • Bengalas de fibra de carbono

Esses são os modelos de bengalas para cegos mais modernos e, por isso, são mais caras que as de alumínio e as de fibra de vidro. Extremamente leves e confortáveis de manusear, são as mais resistentes.

Além de escolher o material que mais se adeque às necessidades do deficiente visual, também é necessário pensar sobre o melhor modelo de bengala a ser adquirido:

  • Bengalas sólidas

São mais recomendadas em situações que, além de servir para encontrar obstáculos, também possam eventualmente servir de apoio, como no caso de caminhadas em trilhas de montanha ou corrida.

  • Bengalas desmontáveis

São os modelo mais populares e recomendados para passeios simples, como ir ao mercado ou ao shopping local. É possível contar com os modelos telescópicos, feitos de seções cônicas curtas, que se encaixam dentro umas nas outras quando a bengala é estendida, ou bengalas de elástico, cujas seções podem ser dobradas e são presas umas às outras por um elástico interno.

As bengalas sólidas são recomendadas para ocasiões especiais. (Foto: divulgação)

As bengalas são ferramentas indispensáveis para garantir mais autonomia aos deficientes visuais. Saber escolher o material e modelo mais adequado é fundamental para facilitar a adaptação, e por isso é importante estar por dentro do assunto.

Reply