Como lidar com filhos autistas

PUBLICIDADE

Quando os pais recebem o diagnóstico de autismo do filho é como entrar em um mundo desconhecido. É necessário encontrar uma forma de lidar com esse novo lugar da qual a criança parece estar isolada. Muitos mitos e verdades sobre o autismo são criados, deixando os familiares confusos com a situação.  Saiba mais sobre o assunto e veja como lidar com filhos autistas.

A criança autista possui suas particularidades. (Foto: divulgação)

O Autismo

O autismo é uma espécie de pane do desenvolvimento neurológico, podendo ser percebida principalmente pelos médicos entre 1 ano e meio e 3 anos. Porém, de acordo com especialistas os pais podem detectar os primeiros sinais a partir dos 8 meses, e dessa forma, procurar ajuda o mais rápido possível.

Segundo pesquisas, a chave para essa descoberta está na comunicação não verbal. Pequenas falhas gestuais nos primeiros meses de vida mostram sinais de autismo evidente após os 2 anos e meio de idade. É possível analisar outros indícios nos bebês, como o olhar.

PUBLICIDADE

O olhar é muito importante para demonstrar o vínculo com a mãe, porém quando é amamentado o autista pode não entender a figura materna e ter um olhar perdido. Outro comportamento é que pode acender uma luz amarela e ele aceitar o colo de qualquer pessoa que estiver próxima. Afinal, o autista se sente confortável com qualquer pessoa.

Os pais devem aprender a lidar com os filhos autistas. (Foto: divulgação)

Como lidar com filhos autistas

O grande desafio é a orientação da família. De acordo com especialistas, o pai e a mãe costumam a receber a notícia de forma errada e se transformam em pesquisadores, deixando de perceber as performances do desenvolvimento infantil.

Muitas instituições oferecem cursos de aprimoramentos para os pais, porém esses espaços são muito escassos para dar conta da demanda. Com um bom acompanhamento, a criança autista pode ter menos limitações e até mesmo frequentar uma escola regularmente com alguém apoiando. Tudo isso irá depender do grau da deficiência. Por isso é essencial que os pais captem detalhes que ajudam a entender esse mundo especial.

Os pais devem incentivar a criança autista para se vestir, escovar os dentes e se alimentar sozinho. O excesso de proteção pode fazer com que ela sofra um bloqueio de sua autonomia, o que não fará bem para ela.  Além disso, é essencial ter paciência para lidar com o filho, já que seu desenvolvimento é mais lento do que as demais crianças.

Desde cedo os pais já podem perceber o autismo através da observação. (Foto: divulgação)

O autismo é uma doença que acomete muitas crianças em todo o mundo. Os fatores que podem causar o autismo estão relacionados a problemas genéticos e ambientais. O fato é que a criança portadora dessa especialidade necessita de atenção redobrada tanto por parte da escola, quanto por parte dos pais. Os familiares são muito importantes no processo de aprendizagem e desenvolvimento do autista.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.