Benefícios do Café para a Saúde

Uma das bebidas mais consumidas no mundo, o café, já está sendo considerado pelos cientistas como alimento funcional, que previne doenças e mantém a saúde ou mesmo um nutracêutico. Ingerida em dosas moderadas, pode trazer muitos benefícios à saúde. O recomendado pelos especialistas é o consumo de 3 a 4 xícaras por dia, por volta de 500 mg,

Rico em minerais, vitamina B, ácidos clorogênicos e antioxidantes naturais, o café está sendo citado em diversas pesquisas como um grande aliado na prevenção de diversas doenças, já que estas substâncias são importantes para o metabolismo celular.  Também possui propriedades antioxidantes, é rico em bioflavonóides e polifenóis, que normalizam as funções celulares, que tratam e protegem contra o envelhecimento. As lactonas, também presentes na bebida, atuam de forma benéfica ao cérebro.

Conheça alguns de seus benefícios:

Combate a diversas doenças

Contribui no combate da depressão, a quarta principal causa de morte no mundo, mas que pode vir a ser a segunda em 2020, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde.

Alguns médicos acreditam que substâncias do café podem ajudar na prevenção de demências e do mal de Alzheimer, além de retardar a deterioração mental em mulheres idosas.

Um outro fator protetor do café sobre nossa saúde vascular é o seu poder de reduzir a resistência à insulina e com isso reduzir o risco de diabetes. Estudiosos de Harvard concluíram que o consumo de cerca de 6 xícaras de café por dia pode diminuir risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2 em 28%, devido aos antioxidantes, que ajudam a controlar o dano causado às células, contribuindo para o desenvolvimento da doença. O risco de diabetes é menor em indivíduos que consomem 4 a 6 xícaras por dia do que naqueles que bebem menos de 2 xícaras, e o risco é menor ainda entre aqueles que bebem mais de 6-7 xícaras por dia.

Já um estudo realizado na Universidade de Vanderbilt provou que homens que bebem café regularmente previnem-se em 80% do desenvolvimento do mal de Parkinson.

A bebida ainda reduz o colesterol, auxilia no combate de doenças coronárias, no processo de emagrecimento e na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de cólon e o do reto.

Atenção e concentração

A falta de atenção no trabalho, causa sonolência. O consumo do café ativa o sistema de vigília e eleva a atenção para em torno de 90%

Memória

O consumo da quantidade indicada pode ajudar a aumentar a capacidade de memória. Atua sobre a memória de portadores de doenças degenerativas, pois age como estimulante do sistema nervoso central.

Álcool e Tabagismo

Estudos apresentam que quando fumantes bebem 200ml por dia o número de cigarros cai pela metade. Quanto ao álcool, a mesma quantidade previne os efeitos negativos de 40g sobre o cérebro humano.

Sexo

Pesquisas americanas revelam que o interesse pela atividade sexual é maior entre as pessoas que bebem todos os dias café.

Se você ficou com vontade de beber café, veja abaixo uma lista de cafeterias, com lojas espalhadas pelo Brasil:

Bella Gula

www.bellagula.com.br

Grão Espresso

www.graoespresso.com.br

Havanna

www.havanna.com.br

Suplicy Cafés

http://suplicycafes.com.br

Reply