Alimentos ricos em vitamina C

Muitos problemas de saúde podem ser evitados com uma alimentação saudável. Frutas, legumes, verduras e outros produtos possuem componentes capazes de melhorar o funcionamento…

A Vitamina C está entre as substâncias indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo

Muitos problemas de saúde podem ser evitados com uma alimentação saudável. Frutas, legumes, verduras e outros produtos possuem componentes capazes de melhorar o funcionamento do nosso organismo e protegê-los contra vários problemas.

O ideal é seguir um cardápio equilibrado, que possa suprir todas as suas demandas nutricionais. E entre os ingredientes que não podem faltar na sua dieta está a Vitamina C, uma das 13 vitaminas que fazem parte do grupo de substâncias indispensáveis para a saúde.

Os especialistas recomendam o consumo de 100 a 200 mg de vitamina C por dia, apesar de não haver um consenso definitivo sobre a quantidade exata. De modo geral, eles reconhecem que comendo cinco porções de frutas e vegetais diariamente já é possível atingir a dose sugerida.

Benefícios da vitamina C

Entre os seus benefícios, ela melhora nosso sistema imunológico e é indicada na prevenção de resfriados

A lista de benefícios da vitamina C é bastante extensa. Ela melhora a eficiência do nosso sistema imunológico, sendo indicada na prevenção de gripes, resfriados e outras infecções; reduz os níveis de estresse, já que ela cessa a secreção do cortisol (hormônio responsável por emitir a sensação de estresse por todo o corpo) e estimula a produção de um dos precursores da serotonina, o triptofano; combate o envelhecimento da pele; previne doenças oftalmológicas; e reduz o risco de derrames.

Além disso, sua ausência em nosso organismo pode provocar sérios problemas, como o escorbuto, cujos principais sintomas são dores nas articulações, hemorragia nas gengivas e inchaço. Outra vantagem da Vitamina C está no fato dela fortalecer os vasos sanguíneos e controlar os índices de colesterol.

Onde encontrar

Ela pode ser encontrada principalmente em frutas e verduras

De acordo com os nutricionistas, esta substância pode ser facilmente obtida através da alimentação. Isso porque ela está presente em produtos acessíveis a maioria dos brasileiros, como frutas e verduras.

Leia Também:  Abdominoplastia ou lipoaspiração: o que devo fazer?

Entre as principais fontes de Vitamina C, podemos destacar os seguintes ingredientes: laranja, abacaxi, limão, salsa, maracujá, morango, tomate, pimentão, ervilhas, manga, mamão, brócolis, couve, kiwi, abacate, uva, melancia, maçã e espinafre.

Neste Verão, a sugestão é bater algumas dessas frutas no liquidificador e preparar um suco bem refrescante. Por exemplo, você pode fazer um suco de abacaxi com laranja e, assim, ingerir boa parte da dose diária de vitamina C indicada pelos médicos (procure saber quais são as combinações mais indicadas). Invista no consumo regular desses alimentos e tenha muito mais qualidade de vida.

Top