Como evitar crises de alergia

Quem já teve um processo alérgico como a rinite sabe reconhecer bem, pois seus sinais e sintomas são claros; nariz entupido, coceira nos olhos…

Quem já teve um processo alérgico como a rinite sabe reconhecer bem, pois seus sinais e sintomas são claros; nariz entupido, coceira nos olhos e tosse. Devido ao desconforto que as crises costumam trazer aos indivíduos, muitos acabam buscando formas para prevenir o problema. Saiba como evitar as crises de alergia.

A alergia proporciona diversos transtornos ao indivíduo. (Foto: divulgação)

Aprendendo a prevenir as alergias

A alergia, quando iniciada, traz diversas manifestações clínicas que podem proporcionar grandes prejuízos à vida do indivíduo. Conheça algumas formas de prevenção dos processos alérgicos.

  • As janelas devem permanecer fechadas

O indivíduo que sofre com as crises alérgicas deve adquirir o hábito de manter as janelas fechadas e de utilizar o ar condicionado, em especial, durante a primavera (estação do pólen). No entanto, é ideal verificar se o aparelho está no modo de circulação. Isso ajuda a combater as substâncias alergênicas que costumam ficar no ambiente.

  • Utilize as medicações adequadamente

Conforme as mudanças das estações do ano, as plantas aumentam ou diminuem a liberação do pólen. Devido a isso, é muito importante que o indivíduo alérgico mantenha o uso das medicações e, sempre que achar necessário, busque a orientação de um especialista.

  • Alterne os horários das atividades físicas

Muitos indivíduos gostam de realizar atividade física ao ar livre. No entanto, é ideal que a pessoa alérgica evite os horários da tarde e da manhã. Isso porque as flores e as árvores começam a florescer e a liberar o pólen ao nascer do Sol, tendo picos no início da tarde.

O ar condicionado pode ser um aliado dos portadores de alergia nasal. (Foto: divulgação)

  • Evite os bichinhos de pelúcia

Os animais de pelúcia são objetos que atraem muito pó. Devido a isso, colaboram de forma direta com a manifestação da alergia. Para evitar as crises alérgicas, é essencial se livrar desses brinquedos.

  • A troca de travesseiro deve ser constante
Continuar Lendo  Balança que mede percentual de gordura no corpo

Os travesseiros são extremamente confortáveis, porém podem ser grandes vilões para os indivíduos alérgicos. A medida que os travesseiros envelhecem, podem colaborar com a manifestação das crises alérgicas. Além de acumularem pós, também abrigam os ácaros, que são microrganismos ligados ao desencadeamento da rinite. Para prevenir o problema, é ideal que o indivíduo torque os travesseiros constantemente. Além disso, é muito importante ficar atento à decoração dos ambientes, de modo a evitar o uso de carpetes e cortinas que são alergênicos.

  • Evite o contato com os animais

Não há animal hipoalergênico (que não desencadeie alergias). O que se sabe é que existe um animal que é mais alergênico do que outro. É importante ressaltar que mesmo os gatos quanto os cães que não possuem pelos também podem contribuir para o desenvolvimento da crise alérgica. Isso ocorre porque existem proteínas nas salivas desses animais que pode desencadear a alergia.

As medicações que combatem a alergia devem ser utilizadas adequadamente. (Foto: divulgação)

Muitos indivíduos sofrem com as manifestações dos diversos tipos de alergias. Após conhecer algumas dicas de como prevenir as crises alérgicas, é importante segui-las e obter os benefícios. Lembre-se de que, diante de problemas mais graves, é importante que a pessoa em crise alérgica busque a orientação de um especialista.

Top