10 formas de como o açúcar prejudica sua saúde

As 10 formas de como o açúcar prejudica sua saúde mostram que a substância tão saborosa e viciante realmente compromete uma vida saudável e…

Por Isabella Moretti em 01/09/2014

As 10 formas de como o açúcar prejudica sua saúde mostram que a substância tão saborosa e viciante realmente compromete uma vida saudável e aumenta os riscos de doenças. Para amenizar a situação, as pessoas devem reduzir o consumo de doces e substituir o açúcar por alternativas mais saudáveis, como é o caso do mel.

10 formas de como o açúcar prejudica sua saúde. (Foto: Divulgação)

O açúcar tem sabor agradável e até minimiza os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual), mas ele também possui um lado perigoso. Além de estar intimamente relacionado ao diabetes, ele causa obesidade, aumenta o colesterol, compromete o fígado e eleva as chances de desenvolver doenças do coração.

Veja também: Brasil fabricará açúcar que não engorda e não provoca cáries

10 formas de como o açúcar prejudica sua saúde

Confira a seguir 10 formas de como o açúcar prejudica sua saúde:

1. Causa obesidade

O açúcar está presente nos doces, que são carboidratos altamente calóricos e ricos em gordura. O excesso desses alimentos aumenta a quantidade de tecido adiposo no organismo, pois as atividades do indivíduo não são suficientes para transformar o açúcar consumido em energia. Com isso, aumenta o acúmulo de gordura corporal e o peso.

2. Faz mal para os dentes

Comer doces causa cáries e compromete os dentes. A explicação para esse fato é bem simples: o açúcar fornecesse energia fácil de ser digerida pelas bactérias da boca.

Excesso de açúcar aumenta as chances de diabetes. (Foto: Divulgação)

3. Causa diabetes

O diabetes se destaca como um dos males causados pelo açúcar. A doença crônica se desenvolve porque o organismo se torna resistente à insulina. A glicose se acumula na corrente sanguínea e com isso pode tornar uma pessoa diabética.

O diabetes, por sua vez, é uma condição que aumenta as chances de desenvolver problemas cardiovasculares, neurológicos, renais e oftalmológicos.

4. Aumenta as chances de câncer

O excesso de açúcar na alimentação vem sendo associado ao câncer, uma das doenças que mais causam mortes no mundo. Os tumores malignos se formam no organismo principalmente por causa dos níveis descontrolados de insulina.

5. É um vício

O açúcar é uma substância viciante, que cria dependência no organismo tal como as bebidas alcóolicas, cigarro e drogas. Isso ocorre porque a substância estimula a liberação de dopamina, um composto químico que está diretamente ligado ao prazer imediato.

6. Aumenta o colesterol

O açúcar afeta a saúde de diferentes formas, como é o caso do aumento do colesterol. Esta condição, por sua vez, eleva o risco de doenças cardiovasculares.

7. Colabora com a hipertensão

Diferente do que muita gente imagina, não é apenas o excesso de sal que resulta em pressão alta. Ao causar a obesidade, o açúcar também aumenta os riscos de hipertensão arterial. Esta doença crônica, quando não é tratada, pode desencadear infarto, derrame ou falência renal.

8. Contribui com o envelhecimento

Pesquisas científicas já comprovaram que o açúcar envelhece, pois ele estimula a ligação irregular do colágeno. Esta substância, por sua vez, é responsável pela firmeza e boa elasticidade da pele. Em outras palavras, quem exagera no açúcar desenvolve rugas com mais facilidade.

9. Faz mal para o fígado

O açúcar faz mal para o fígado quando contém muita frutose na sua composição. Isso acontece porque o órgão não tem capacidade de metabolizar a substância e fica sobrecarregado. O consumo elevado de açúcar pode causar esteatose hepática, uma doença que também é conhecida como fígado gorduroso.

Consumir muito açúcar causa desconforto abdominal. (Foto: Divulgação)

10. Causa desconforto abdominal e gases

O consumo exagerado de açúcar simples (sacarose) causa fermentação, o que acaba gerando  gases e desconforto abdominal.

Agora que você já conhece as 10 formas de como o açúcar prejudica sua saúde, procure controlar o seu espírito de formiga.

Top