Benefícios da própolis, mitos e verdades

Quando a temperatura abaixa e somos acometidos pelo tão incômodo resfriado, logo já imaginamos a casa da vovó e um delicioso chazinho acompanhado com…

Quando a temperatura abaixa e somos acometidos pelo tão incômodo resfriado, logo já imaginamos a casa da vovó e um delicioso chazinho acompanhado com uma colher de mel e própolis. Este dois itens em combinação, sem dúvidas fornecem apoio necessário para a reestruturação da integridade de nosso organismo.

Conheça algumas informações e curiosidades sobre os benefícios do mel.

Fique a par dos benefícios da própolis para a saúde (Foto: Divulgação)

Já diziam os antigos: a própolis é um santo remédio! Não apenas por sua composição química rica em resinas, bálsamos aromáticos, ceras, óleos essenciais, grãos de pólen, minerais, vitaminas e flavonoides, como também por possuir ações antibacterianas e outros diversos elementos fundamentais para manter nosso sistema de defesa ativo. Portanto, conheça mais sobre os benefícios da própolis para a saúde:

A própolis é um elixir da longa vida

Como já conhecida a propriedade antibacteriana da própolis, que fortalece o nosso sistema de defesa contra os vírus da herpes e da gripe, este alimento também obtém uma ação antifúngica, atuando com precisão contra os fungos, micoses e dermatites que afetam a saúde das pessoas.

Veja aqui os benefícios do própolis para a saúde.

A própolis combate aos fungos e outros problemas de pele (Foto: Divulgação)

Além de oferecer uma função cicatrizante e protetora ao tecido humano, a própolis também combate aos radicais livres por possuir ações antioxidantes, agindo sobre as células saudáveis e preservando a ação da vitamina C.

Mitos e verdades sobre a própolis

Na tradição popular existem muitos mitos e verdades sobre a própolis. Algumas pessoas atribuem a ela um poder milagroso, que atua com precisão nas mais diversas enfermidades, de modo que algumas teses médicas definem que o cuidado para tal ou qual problema em questão deve ser redobrado, visando compreender melhor sobre do que se trata antes de se automedicar, mesmo com produtos naturais. Confira a seguir alguns conceitos acima da própolis e quebre já alguns paradigmas sobre o assunto:

Continuar Lendo  Emprego: Centro de Solidariedade Oferece Vagas

A própolis cura tudo

Mito. Só no Brasil existem mais de treze tipos de própolis com propriedades diferentes e que asseguram o tratamento para vários tipos de malefícios. Segundo o especialista em agroindústria Severino Matias de Alencar : “É um grande erro generalizar a própolis como sendo uma coisa só e a cura para tudo. Sua composição varia conforme o local em que é produzida, e de acordo com a resina vegetal coletada pelas abelhas”.

As propriedades da própolis variam conforme a resina vegetal coletada pelas abelhas (Foto: Divulgação)

A própolis auxilia no combate às cáries

Verdade. Como uma resina produzida pelas abelhas, a própolis possui propriedades de proteção da colmeia, a fim de evitar parasitas e uma série de microrganismos. Ao ingerirmos a própolis estamos indiretamente contribuindo para evitar o aumento das bactérias salivares que ocasionam a cárie.

Produtos a base de própolis podem ser usados livremente

Mito. A própolis como medicamento, deve ser utilizada sob prescrição médica, uma vez que pessoas com alergias, com o intuito de melhorar o problema, acabam o intensificando. Portanto, seja responsável e caso decida por ingerir um composto com este elemento durante um resfriado, jamais ultrapasse 50 gotas ou então seu organismo sofrerá um processo de intoxicação.

Top