Benefícios do Própolis Para Saúde

Uma substância natural produzida pelas abelhas para proteger a colméia. Em sua composição, uma mistura de resina vegetal, colhidas de plantas e vegetais, e…

Uma substância natural produzida pelas abelhas para proteger a colméia. Em sua composição, uma mistura de resina vegetal, colhidas de plantas e vegetais, e cera de abelha. Este é o propólis, um dos produtos naturais mais procurados pelos brasileiros para tratar diversos males de saúde e também para fortalecer o organismo.

Um dos usos do própolis é relativo à sua ação antibacteriana, já que a substância funciona como um antibiótico natural, que atua na destruição apenas das bactérias que fazem mal ao organismo, diferentemente dos antibióticos produzidos pela indústria farmacêutica. O própolis é, ainda, eficaz no tratamento contra fungos e vírus, como Cândida, Herpes e Gripe.

O sistema imunológico também é beneficiado pelo uso da substância natural. Além de aumentar as defesas do organismo, o própolis atua no combate a infecções causadas por micróbios através do estímulo das células de imunidade. Outro benefício bastante estudado e comentado é o combate aos radicais livres a partir de sua propriedade antioxidante, que retarda o envelhecimento causado por essas poderosas células que atuam agressivamente no corpo humano através da ingestão de substâncias tóxicas, por exemplo. Devido a essa característica, o própolis costuma ser utilizado também em situações de cicatrização, pois acelera a recuperação de tecidos em casos de feridas, queimaduras e dermatites.

Como se não bastasse, o própolis é ainda um ótimo remédio para doenças respiratórias, como bronquite, asma e faringite, além de atuar no alívio de dores bucais, através de sua função anestésica.

Apesar de todos os benefícios da utilização do própolis, o produto deve ser usado com moderação. Para cada tratamento existe uma forma correta de aplicação, que pode ser o uso tópico (no caso das feridas) ou a ingestão, geralmente com diluição em água. Mesmo sendo uma substância natural, o própolis, justamente por ter características tão fortes, não deve ser utilizado sem recomendações para todos os casos, correndo o risco de não funcionar como deveria.

Leia Também:  Cascas e sementes: benefícios, como consumir

Uma outra grande vantagem do própolis é o preço baixo. No caso de um tratamento antibiótico, por exemplo, os preços de produtos da indústria farmacêutica podem ser altíssimos, fazendo um contraponto com o valor reduzido que tem um vidro de própolis.

Inovação

Por ser utilizado em tantas situações diferentes e apresentar eficácia de tratamento em todas elas, o própolis é um dos grandes temas de pesquisa entre estudiosos das áreas de saúde e ciências em geral. Com isso, surgem cada vez mais novas ideias de produtos que contenham própolis em sua composição e tornem o uso da substância mais facilitado. Entre os projetos inovadores encontram-se o própolis em gel, enxaguantes bucais com própolis, cremes, entre outros. Uma outra grande pesquisa que tem sido feita é a associação do própolis à resina com que são construídas as dentaduras. Com isso, pretende-se diminuir os riscos de inflamação entre os pacientes que já colocam a dentadura logo após os dentes serem arrancados, por exemplo.

Top