Benefícios da Natação Infantil

A qualidade de vida é um dos principais cuidados que as pessoas estão tendo hoje em dia, pois com o estilo de vida corrido…

Por Redacao em 24/04/2011

A qualidade de vida é um dos principais cuidados que as pessoas estão tendo hoje em dia, pois com o estilo de vida corrido que temos, muitas vezes deixamos de lado o nosso bem-estar. Para conseguirmos ter uma boa qualidade de vida, temos que fazer pequenas mudanças em nossos hábitos como cuidar da alimentação, da mente, do corpo e principalmente do nosso psicológico. Este zelo pelo bem-estar não deve ter início somente na vida adulta, é importante que cuidemos da nossa saúde física e mental desde pequenos.

Todos sabem que a prática de exercícios é um dos hábitos mais fundamentais para se ter uma boa qualidade de vida, mas o que poucas pessoas lembram é que este hábito não é importante apenas para os adultos. Quanto mais cedo à pessoa começar a se exercitar, maiores são as chances dela não se tornar um adulto sedentário e doente. Assim como os adultos, as crianças e os bebês também precisam se exercitar seja para auxiliar no seu desenvolvimento físico ou psicológico, ajudando a aumentar sua autoconfiança e a sociabilidade. Os benefícios que um exercício físico pode proporcionar são enormes, basta você mamãe/papai escolher qual acha que mais será indicado ao seu bebê, não esquecendo que um dos critérios de escolha deve ser que a criança tem que sentir prazer ao praticar o exercício.

Um dos exercícios que sempre foram procurados pelas mamães é a natação. Normalmente a natação é escolhida por dois motivos, o primeiro é que a mamãe pode se exercitar tendo a companhia do seu bebê; o segundo é que este esporte pode ser praticado por pessoas de todas as idades, até por bebês que possuem alguns meses, pois ajuda no seu desenvolvimento. A facilidade que o bebê possui para se adaptar ao meio liqüido acontece como conseqüência da gestação, fato que encanta muitas pessoas e com o auxilio de um bom instrutor, o bebê pode realizar sem esforço alguns movimentos natatórios.

Este exercício pode trazer inúmeros benefícios em todos os aspectos. Um dos aspectos importantes que são trabalhados durante o exercício é o desenvolvimento psicológico (inteligência e personalidade), pois com as aulas os bebês aprenderão a respeitar o espaço do outro, esperar a sua vez, trabalhar em grupo, a sua independência, concentração e sua auto-estima. A natação pode também ajudar na interação entre mãe e filho, pois nas aulas a criança precisa estar acompanhada de uma pessoa que ela confie e ninguém melhor para isto do que sua própria mãe.

Outra parte que é trabalhada também é o desenvolvimento físico da criança, pois mexe com sua parte motora, o seu equilíbrio, a sua noção de espaço, tornará o seu organismo mais resistente a mudanças de temperatura, além de prevenir também problemas ortopédicos, posturais, e doenças como asma e bronquite.

Não podemos esquecer que apesar de ser um exercício físico, a natação também é uma atividade recreativa e por isso, os bebês devem principalmente se divertir, e antes de se matricular em qualquer escola, lembre-se de pesquisar se ela possui profissionais treinados e que sejam especializados em natação infantil. Agora é só você aproveitar o tempo com seu bebê e se divertir.

Top