Cura para bebê com AIDS

PUBLICIDADE

A possível cura de um bebê infectado pelo vírus HIV nos Estados Unidos, com uso de remédios comuns tem proporcionado novas esperanças para acabar com a AIDS infantil em todo o mundo. Porém, os cientistas enfatizam que isso depende de novas pesquisas e de diagnósticos bem detalhados. Saiba mais sobre a cura para os bebês com AIDS.

Cientistas acreditam ter descoberto a cura para AIDS em bebês. (Foto: divulgação)

Menina é curada de AIDS

Uma menina nasceu infectada pelo vírus HIV e começou a ser tratada logo após o parto, fazendo o tratamento por 18 meses. A moradora do Mississipi, segundo a pesquisadora Deborah Persaud (Universidade de Johns Hopkins), está sendo considerada curada.

O pesquisador Steven Deek (Universidade da Califórnia, que participa da conferência) acredita que colocar um bebê infectado sob o uso de medicamentos antirretrovirais logo após o parto, faz com que se torne possível prevenir ou acabar com a infecção, curando o bebê.

PUBLICIDADE

O caso se tornou um grande avanço na busca pela cura dos bebês infectados com HIV durante o nascimento. Porém, os pesquisadores ressaltam a necessidade de um diagnóstico mais precoce, um processo que pode durar em torno de 6 semanas.

Pesquisadores americanos estão investindo na cura para AIDS em bebês. (Foto: divulgação)

Veja também mitos e verdades sobre a AIDS 

Coquetel antirretroviral

Possivelmente, este será o segundo caso documentado de um paciente que consegue eliminar o vírus HIV, isso se a menina permanecer saudável. No ano de 2007, tivemos o primeiro caso do americano Timothy Ray Brown, onde sua cura foi obtida através do tratamento para leucemia, envolvendo destruição da imunidade e transplante de medula de um portador de mutação genética rara, do qual era resistente ao vírus.

No caso da menina do Mississipi, foi utilizado um coquetel de drogas, chamado de terapia antirretroviral, que atualmente é usada para tratar essa infecção nas crianças. O tratamento imediato mostra que o vírus foi aniquilado antes que pudesse se instalar e se esconder no organismo, nos chamados reservatórios de células dormentes.

PUBLICIDADE

O tratamento das mães portadoras do vírus antes da realização do parto é a atualmente a melhor maneira de prevenir que o bebê seja infectado. Segundo especialistas, atualmente nascem cerca de 100 a 200 bebês soropositivos nos Estados Unidos. Estima-se também que nascem aproximadamente mil infectados por dia em todo o mundo.

A terapia antiretroviral está sendo usada na cura para AIDS em bebês. (Foto: divulgação)

Veja também EUA aprovam novo remédio contra AIDS 

PUBLICIDADE

A AIDS é um problema que acomete muitas pessoas em todo o mundo. A transmissão do vírus da mãe para o bebê durante o nascimento tem sido estudada na busca pela cura. Com a recente descoberta da possível cura para o problema, novas expectativas surgem para erradicar a AIDS em crianças.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.